Latitude#50: A Armênia e o medo cotidiano da guerra
Em conversa no podcast Latitude, exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, o criador do podcast Xadrez Verbal, Filipe Figueiredo, descreve o que viu na Armênia, que retornou ao noticiário com o cerco do Azerbaijão ao enclave armênio de Nagorno-Karabakh e o seu posterior domínio da região. Figueiredo conta que a capital do país, Ierevan (foto),...
Em conversa no podcast Latitude, exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, o criador do podcast Xadrez Verbal, Filipe Figueiredo, descreve o que viu na Armênia, que retornou ao noticiário com o cerco do Azerbaijão ao enclave armênio de Nagorno-Karabakh e o seu posterior domínio da região.
Figueiredo conta que a capital do país, Ierevan (foto), tem um clima "quase brasileiro", com restaurantes, bares e uma vida noturna movimentada; é onde se concentra a grande maioria da população. Ao mesmo tempo, os armênios convivem diariamente com a iminência de uma guerra com os azeris, uma petroditadura que tem três vezes a sua população. O serviço militar é obrigatório para todos os homens, e há planos para estender a obrigatoriedade às mulheres.
O historiador também fala da evolução democrática da antiga república soviética, em cuja capital os protestos políticos são constantes, elogia a comida armênia e explica por que é muito difícil para um morador do país chegar ao monte Ararat, apesar de ele ser plenamente visível da capital — lugar sagrado para os armênios, o monte está dentro do território da Turquia, país que até hoje não reconhece o genocídio promovido em 1915 pelo que era o Império Otomano.
Clique abaixo para ver um teaser do programa, aberto a não assinantes:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-11-06 08:53:47Mais guerras . A humanidade parece estar se inflamando novamente. Muitas guerras são antigas, mas estão reacendendo. Onde está nossa evolução ? Tecnologias para todas as necessidades mas espírito solidário , irmandade, solidariedade estão evaporando.