Rachados, republicanos indicam candidato a presidir a Câmara
O Partido Republicano escolheu nesta quarta-feira (11) o líder da maioria, Steve Scalise (foto), para ser candidato à líder da Câmara dos EUA —a oposição ao democrata Joe Biden mantém maioria na Casa. Se ganhar a eleição entre seus pares, prevista para esta quinta (12), Scalise ocupará o lugar que ficou vago na semana passada...
O Partido Republicano escolheu nesta quarta-feira (11) o líder da maioria, Steve Scalise (foto), para ser candidato à líder da Câmara dos EUA —a oposição ao democrata Joe Biden mantém maioria na Casa. Se ganhar a eleição entre seus pares, prevista para esta quinta (12), Scalise ocupará o lugar que ficou vago na semana passada com a saída do republicano moderado Kevin McCarthy, afastado numa moção de censura convocada pela ala mais radical do partido.
A divisão entre os republicanos, porém, continua: na eleição interna, Scalise venceu por pouco o linha-dura Jim Jordan, presidente da Comissão de Justiça da Casa (113 votos a 99). Depois de a eleição geral ter sido agendada para as 16h desta quarta (no horário de Brasília), o partido decidiu suspender a sessão e adiar a votação para tentar resolver as suas divergências a portas fechadas.
Segundo o jornal português Público, o problema de Scalise "é que a sua bancada está dividida entre um bloco maioritário que o apoia; um grupo mais à direita, que insiste em votar em Jordan na eleição geral; e um outro grupo que ainda não ultrapassou os acontecimentos da semana passada e que admite votar em McCarthy", embora o speaker destituído não tenha se candidatado.
É a primeira vez em 234 anos que a Câmara dos EUA fica sem presidente após uma moção de censura. Na Casa, apenas o speaker of the house pode encaminhar propostas legislativas, que no momento incluem a já prometida ajuda militar a Israel contra o Hamas e um novo pacote financeiro para os ucranianos.
Deputado pelo estado da Louisiana, no sul dos EUA, Scalise sobreviveu em 2017, junto com outras cinco pessoas, a um atentado a tiros cometido por um ativista de esquerda durante um treinamento para o jogo de beisebol que os congressistas promovem todos os anos. Mais recentemente, em agosto deste ano, o deputado republicano anunciou ter sido diagnosticado com mieloma múltiplo; segundo ele, o câncer foi detectado cedo e era "muito tratável".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
José Roberto Rezende Fully
2023-10-11 21:07:34Fiz um comentário e não foi publicado , isto que sou assinante da revista . Tenho boleto de pagamento bancário p/ comprovar, se necessário!
Odete6
2023-10-11 17:57:58🤔🤔🤔 Parece ser sem dúvida o melhor candidato.... representa uma provável melhoria para o ambiente dos republicanos, um verdadeiro - majoritariamente - antro de fanáticos cegos, surdos e de nariz entupido por opção.