Plínio Valério sobre o STF: "Eles não cumprem regra nenhuma"
O senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, criticou a festança organizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros, AMB, para celebrar o início da presidência do STF pelo ministro Luís Roberto Barroso. "Eles não cumprem regra nenhuma. Aquilo que o Barroso fez é ridículo. Em um país civilizado, a pressão seria tão grande que ele seria...
O senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, criticou a festança organizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros, AMB, para celebrar o início da presidência do STF pelo ministro Luís Roberto Barroso.
"Eles não cumprem regra nenhuma. Aquilo que o Barroso fez é ridículo. Em um país civilizado, a pressão seria tão grande que ele seria capaz de renunciar, porque ali ele expôs todo o Poder Judiciário, a instituição. Ele não era mais o Barroso, o ministro Barroso, ele estava sendo guindado a presidente do Supremo, um juiz que vai ter que julgar coisas importantíssimas", disse Valério ao Crusoé Entrevistas. "Eles adoram ser chamados de ministros. Mas, na realidade, eles não passam de juízes que foram guindados para aquela função."
Valério é o autor da Proposta de Emenda à Constituição, PEC, que estabelece um mandato fixo de oito anos para os ministros do Supremo Tribunal Federal, o STF. Atualmente, os ministros só se aposentam aos 75 anos.
"Esse tempo tão extenso, aliado ao palco que é dado a eles com as transmissões ao vivo dos julgamentos no plenário, faz com que um ser humano vaidoso comece a extrapolar a sua função, como está acontecendo agora", disse Valério. "Ele sabe que não vai sair. Então, tem ministro que só é encontrado nos Estados Unidos, no Canadá ou na Alemanha. Então eles podem, pela vaidade e pelo sentimento de que são inalcançáveis, cometer desmandos. O Supremo tem que voltar a ter o respeito que tinha."
O senador amazonense afirmou que está esperançoso de que a sua PEC seja levada à discussão no Senado em breve. "O novo relator será anunciado rapidamente e começará a fazer o seu relatório. Mas isso deve ficar um pouquinho em banho-maria até que o substituto da Rosa Weber seja indicado", disse Valério.
Assista ao vídeo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
ROBERTO
2023-10-09 12:53:41O STF finge que cumpre alguma regra. Na verdade ele cumpre fervorosamente as regras que lhe convém e dá "nova interpretação" a regras qua são contrárias aos seus interesses. Uma farsa completa, cercado de muita pompa, soberba e simulação de "grande dignidade". Será que eles acham que enganam o povo com essa postura?
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-10-09 12:12:37CADA PAÍS TEM O stf QUE MERECE.