Latitude#46: como funciona o Big Brother chinês
O jornalista Rafael Fontana, autor do livro Chinobyl (Avis Rara), explicou no podcast Latitude como funciona o sistema de pontuação social. Segundo ele, pessoas que criticam o regime comunista podem pontos e não podem mais pegar dinheiro emprestado, circular em áreas da cidade ou viajar de trem ou de avião. "Se você [na China] fizer...
O jornalista Rafael Fontana, autor do livro Chinobyl (Avis Rara), explicou no podcast Latitude como funciona o sistema de pontuação social. Segundo ele, pessoas que criticam o regime comunista podem pontos e não podem mais pegar dinheiro emprestado, circular em áreas da cidade ou viajar de trem ou de avião. "Se você [na China] fizer uma postagem com qualquer crítica ao governo, você perde pontos, imediatamente. E isso vai dificultar a sua vida, inclusive em viagens ao exterior. As pessoas são proibidas de sair do país se têm a pontuação muito baixa", disse Fontana.
Esse sistema de controle social, por meio de pontuação, é auxiliado por 600 milhões de câmeras, que estão espalhadas pelo país. Essas imagens ajudam o regime a vigiar a população. "Vai ficando cada vez mais difícil você fugir desse Big Brother chinês." Também são escolhidos delatores, que monitoram os colegas nas salas de aula de universidades e nos dormitórios escolares.
Fontana conta que foi convidado a participar de um evento, em que os chineses o apresentaram como um neurocirurgião com especialização nos Estados Unidos. Ele foi usado para vender um aparelho médico. "Isso é muito comum na China. Tem estrangeiro que vive lá há anos fazendo isso. Cada dia é uma coisa. Médico num dia, empresário no outro, diretor de empresa no outro", conta Fontana.
Ele falou sobre o esforço do Partido Comunista para promover o futebol, mas conta que o desempenho tem sido sempre muito fraco nos esportes coletivos, e dá uma interessante explicação para isso: "Como o comunismo vem distanciando as pessoas, para que se unam cada vez menos, cada um vai tocando a sua vida e isso se reflete no esporte. No futebol, em que há onze jogadores em campo, eles têm essa dificuldade com o coletivo".
Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
Desde setembro de 2023, o conteúdo do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
E o áudio:
https://omny.fm/shows/o-antagonista/latitude-rafael-fontana
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Odete6
2023-10-09 05:18:17Sásinhora..... ditadura é das coisas mais nojentas da nossa era, ainda primitiva era em tantos aspectos.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-10-07 18:58:06Muito bom. Estou interessada em comprar o livro. Eu vivo investigando essas realidades paralelas dos países ditatoriais. É assustador, e por isso fico arrepiada quando vejo LULA querendo chamar o Xi Jinping para uma conversa de boteco. O Lula é burro e não sabe onde está se metendo.