O que a Coreia do Norte pode oferecer a Putin
O ditador norte-coreano Kim Kong-un e o autocrata russo Vladimir Putin encontrarem-se na cidade russa de Vladivostok na quinta, 14 (foto). A principal preocupação do resto do mundo é qual impacto essa parceria poderá ter na invasão russa da Ucrânia. A Coreia do Norte é temida principalmente por causa dos seus foguetes balísticos. Mas eles...
O ditador norte-coreano Kim Kong-un e o autocrata russo Vladimir Putin encontrarem-se na cidade russa de Vladivostok na quinta, 14 (foto). A principal preocupação do resto do mundo é qual impacto essa parceria poderá ter na invasão russa da Ucrânia.
A Coreia do Norte é temida principalmente por causa dos seus foguetes balísticos. Mas eles seriam de pouca utilidade na guerra da Ucrânia, uma vez que poderiam ser abatidos pelos sistema de defesa antiaérea. O que a Rússia mais precisa é de mísseis menores e mais precisos, com chips de alta tecnologia e capazes de mudar a rota em pleno ar, mas esses a Coreia do Norte ainda não produz.
O que Kim pode oferecer são principalmente obuses, pequenos canhões que podem ser usados no campo de batalha e cujos projéteis fazem uma trajetória curva no ar.
"A Coreia do Norte poderia oferecer uma quantidade enorme de obuses, que seriam de muita utilidade em uma provável ofensiva russa durante o inverno do hemisfério norte", diz o analista militar Ricardo Cabral, que foi professor da Escola de Guerra Naval e participa do portal História Militar em Debate.
Além desses equipamentos, a ditadura de Kim Jong-un poderia participar da guerra ajudando a Rússia com um elemento escasso: mão de obra.
"A Coreia do Norte tem mão de obra extremamente barata e qualificada para atender o complexo militar russo na produção de sistemas de artilharia e munições", diz Rodolfo Laterza, historiador e pesquisador de conflitos militares e geopolítica e presidente da Associação dos Delegados de Polícia, Adepol. "Os salários dos norte-coreanos são muito reduzidos e o regime trabalhista deles é muito precarizado. Essas fábricas poderiam ser estabelecidas na Coreia do Norte, onde não seriam alvo de ataques ucranianos."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Odete6
2023-09-15 15:33:58Como é q o nosso planeta pode produzir seres aberrantes como esses 2 párias, esses 2 atestados de degeneração da nossa espécie.... e enígma ainda maior.... como chegam a cargos e funções de onde conseguem manipular tão extensas massas humanas..... ainda q c/ todas as explicações da sociologia, da psicologia e o conhecimento de q a evolução e a civilização Ñ acontecem de forma linear e s/ episódios de retrocesso, Ñ é possível compreender tamanhas e tão degradantes tragédias da nossa trajetória...