A utopia caloteira de Lula para a África
O presidente Lula defendeu em uma live nesta terça, 5, que países africanos não paguem suas dívidas externas, mas construam obras. "Os países africanos devem o equivalente a 800 bilhões de dólares para um fundo... Esses países não vão poder pagar isso. Não têm como pagar. A dívida é muito cara. Então eu disse: se...
O presidente Lula defendeu em uma live nesta terça, 5, que países africanos não paguem suas dívidas externas, mas construam obras.
"Os países africanos devem o equivalente a 800 bilhões de dólares para um fundo... Esses países não vão poder pagar isso. Não têm como pagar. A dívida é muito cara. Então eu disse: se os países ricos querem ajudar os países pobres, por que não transformar essa dívida em obras públicas de interesse de cada país? Isso pode ser fiscalizado pela ONU, para saber se vai fazer mesmo. Mas, ao invés de pagar, faz uma ponte. Ao invés de pagar, faz uma hidrelétrica. Ao invés de pagar, faz um hospital, faz uma ferrovia. Aí vão dizer, mas não é utópico? Eu acho que o ser humano precisa de um pouco de utopia", disse o presidente.
Mas o raciocínio simplista de Lula ignora a situação financeira de muitos países do continente. "Muitos países africanos já não pagam dívidas", diz o economista Ari Francisco de Araújo, coordenador do curso de Ciências Econômicas do Ibmec de Belo Horizonte. "E, mesmo que essas dívidas fossem perdoadas pelos credores, esses países não têm capacidade para gerar poupança interna. Sendo assim, eles não conseguem acumular capital para fazer investimentos, seja em pontes, hidrelétricas ou ferrovias."
O fato de esses países não honrarem seus compromissos também faz com que eles tenham mais dificuldade em atrair poupança externa, com novos empréstimos, para realizar novos investimentos.
Um perdão abrangente, como sugere Lula, poderia despertar um comportamento indesejável entre esses países africanos. Em vez de equilibrar as próprias contas, eles poderiam contrair novas dívidas, que também não teriam como ser pagas. "Isso não seria consistente no tempo, já que esses governos teriam incentivos a contrair novas dívidas. Eles daí aguardariam um novo perdão, e assim indefinidamente. No discurso do presidente Lula, o gesto do perdão pode até ser bonito, mas sua análise é simples e teria efeitos muito diferentes do pretendido", diz Ari Francisco de Araújo.
Outra questão ignorada por Lula é que muitos países africanos hoje devem para a China, que ainda não alcançou o status de "país rico". Essas nações caíram no que se chama hoje de uma "armadilha da dívida", em que governos contraíram dívidas com os chineses de maneira pouco transparente e hoje não conseguem honrar suas dívidas, o que os coloca em uma situação de dependência em relação a Pequim.
Lula não apenas não se mostrou até hoje disposto a falar com a China para perdoar esses países, como seu governo dá mostras de querer incluir o Brasil entre as nações que devem para a ditadura comunista chinesa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Dalton
2023-09-07 21:29:47Um corrupto falando em perdoar dívidas de países que têm governantes corruptos e ditadores… é bem a cara dele mesmo, quer se fazer de pacificador do mundo, se acha o cara… só fala e viaja… coisa boa isso né
Manolo
2023-09-06 18:03:17Qdo é que teremos um governante que não seja burro? Que não defeque pela boca? Que não acredite piamente se tratar de ungido, mito, posturas típicas de personalidades fascistas? O bolsolulismo é um câncer perigoso e deve ser extirpado.
Antonio
2023-09-05 23:03:37Sem virtudes, sem senso de ridículo, vil. Praticou sua teoria quando emprestou dinheiro para Angola, Cuba, Venezuela…, reincidente está tentando atualmente emprestar dinheiro para Argentina. Na sua concepção e experiência de mundo todo capital foi adquirido desonestamente e portanto se emprestado, obrigatoriamente o devedor tem o dever do calote - Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-09-05 20:23:05SIM, SIM....E CONTRATEM AS EMPREITEIRAS BRASILEIRAS (NOSSAS CAMPEÃS). E TOME CORRUPÇÃO.
Amaury G Feitosa
2023-09-05 18:00:41Só acredito neste caminhão de asneiras e insanidades porque Crusoé tem credibilidade ... parafraseando alguém ... LULA POR QUE NÃO TE CALAS? depois não nos melindremos quando duzem por aí que o presidente da Fantasy Islands zurra ou orneja ...🦓 oin, oin, oin, oin.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-09-05 15:29:22Claro que as construtoras serão intermediadas por Lula e "os financiadores" será o nosso BNDES e as construtoras serão as falidas do Petrolão...Viva a LavaJato, impeachment já!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-09-05 15:11:28Sim, para Lula, traidor do povo brasileiro, deixar o governo se endividar c/ a China comunista é tudo o que ele quer. Os tempos mudaram, os brasileiros não aceitam + esta liderança esquerdista do Lula. Lula é do ódio virulento, do mal exacerbado, quer o poder a qualquer custo e tanto lhe faz se destrói o Brasil que amamos e mergulha nossa economia num buraco negro que suga todo o dinheiro e riqueza que aparece no seu caminho levando nossa democracia a um trágico fim. Viva a Lavajato!
Maria
2023-09-05 15:11:27Lula e uma besta!!!!!
Odete6
2023-09-05 15:09:38Sásinhora...... como é que uma ameba empalhada dessas chega à presidência da república de qualquer país???!!!!!....