Moeda comum do Brics não tem como prosperar, avalia analista
Defendida por Lula na recente reunião do Brics (foto), o grupo que congrega Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — e incluirá seis novos países a partir de 2024—, a ideia de uma moeda comum do bloco que, nas palavras do presidente brasileiro, "vai permitir que a gente faça negócio sem comprar dólar"...
Defendida por Lula na recente reunião do Brics (foto), o grupo que congrega Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — e incluirá seis novos países a partir de 2024—, a ideia de uma moeda comum do bloco que, nas palavras do presidente brasileiro, "vai permitir que a gente faça negócio sem comprar dólar" não tem como prosperar e não tem fundamento econômico — só ideológico.
Essa é a opinião de Lucas Rodrigues Azambuja, doutor em sociologia pela USP e professor universitário com trabalhos nas áreas de análise política e sociologia econômica. "A gente nunca pode pode subestimar a capacidade das forças políticas de cometerem erros desastrosos", declarou Azambuja em entrevista para a edição #40 do podcast Latitude, que foi ao ar no último sábado (26).
Para o analista, a ideia do governo brasileiro de criar moedas que funcionem como alternativa ao dólar, também proposta no âmbito do Mercosul, só faz sentido político: "No econômico, não vejo como isso traz benefícios". Ele explica: "Do ponto de vista econômico, uma moeda internacional não é um ato de canetada. É uma espécie de convergência, de certas convenções que acabam indo numa certa direção que não é muito premeditada. Esse é o caso do dólar".
A eventual criação de uma moeda comum do Brics, prossegue Azambuja, seria uma tentativa de instituir uma prática top-down (de cima para baixo). "De um lado você tem uma moeda [o dólar] com décadas de uso, de operação, todo um conjunto de instituições, e de outro você tem uma criação artificial por parte de países cujo histórico de estabilidade monetária e financeira não é nada louvável."
Diante disso, o analista avalia que a ideia não tem como prosperar do ponto de vista econômico, inclusive porque a China — país de maior força no Brics — não tem instituições financeiras transparentes, que permitam aos investidores confiar nas suas moedas. Azambuja acredita que uma moeda do Brics pode, no máximo, ficar restrita aos membros do bloco, mas sem peso significativo nas transações internacionais e complicando mais o sistema financeiro desses países.
Clique abaixo para assistir à entrevista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
2023-08-28 15:59:43Será que ele acha que os governos destes países, principalmente os que já compõem este grupo heterogêneo, e os novos bem endinheirados como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, não percebem estas baboseiras que ele diz? Já, já estes dois que citei irão pensar: "onde eu vim amarrar minha camela"?
ADRIANO
2023-08-28 08:44:09A cachaça está corroendo o resto de lucidez (se é que teve algum dia) desse alcoólatra...
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-27 22:26:42Fácil: Aumento d salário dos professores em 300% mediante metas d qualidade cumpridas e mérito na qualidade do ensino. Premios e bolsas p estudantes q se destacam. Esforço total na Educação. Cumpriram as metas? Mais desafios e estímulos financeiros p/ professores e educadores. Investimentos estimulados em pesquisa científica, em PHD's e mestrados. Corte total nas metas políticas e ideológicas c/ punição por quem não obedecer. Nada d privilégios e mordomias. Traiu? Punição! Lula, vc tá enrolando!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-27 22:13:20Nossas instituições estão podres Como é possível tanto poder financeiro na mão de poucos? Nosso dinheiro é sagrado. Nem um centavo pode ser usado p corrupção. Entretanto nosso presidente é conivente com orçamento secreto, compra de apoio político, fundo eleitoral, toma lá da cá, mutretas, negociatas, é uma desonra atrás da outra em sucessões sem fim, esgotando o dinheiro p saúde, educação e segurança. Impossível continuar gastando em tantas bobagens inúteis. Lula, renuncie p/ favor. Tchau peste!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-27 22:01:21Lula, com as bobagens e asneiras que você vem falando desde janeiro/23 sobre Dolar, Dilma, Putin, Ucrânia, Nicolás Maduro, acusando a OTAN de fomentar a guerra iniciada p Putin, BRICS, Unasul, etc. fechou o diálogo com todos os países desenvolvidos e realmente democráticos. Então agora vai ficar enrolando até o final de 2026? Vc perde um tempo enorme sem focalizar no Brasil e seu sofrido povo. Vc foi eleito não para gastar dinheiro a torto e a direito, não p empregar seus amigos. Cai fora Lula!
Juerg
2023-08-27 14:30:39Lula! Vá pentear macaco! 😂😂😂😂
Luiz
2023-08-27 11:40:37Até a velhinha de taubateh sabe que não funciona. É só mais uma narrativa demagoga do Ladrao. Basta ver o volume da reserva da China em dólar. 3,2 trilhões. Precisa mais algum argumento.???