Latitude#39: Violência política em alta na América Latina
O Latitude deste sábado (19) entrevista a jornalista peruana Adriana León, diretora da área de liberdade de informação do Ipys (Instituto Prensa y Sociedad) e correspondente free-lancer do Los Angeles Times no Peru. Em conversa com o jornalista Rogério Ortega, Adriana conta como sua ONG ajudou no exílio de Fernando Villavicencio (foto), o presidenciável assassinado...
O Latitude deste sábado (19) entrevista a jornalista peruana Adriana León, diretora da área de liberdade de informação do Ipys (Instituto Prensa y Sociedad) e correspondente free-lancer do Los Angeles Times no Peru.
Em conversa com o jornalista Rogério Ortega, Adriana conta como sua ONG ajudou no exílio de Fernando Villavicencio (foto), o presidenciável assassinado a tiros em Quito, a capital do Equador, no dia 10 de agosto. Antes de entrar na política, Villavicencio era um jornalista que investigava a corrupção no setor de petróleo — e, por isso, sofreu assédio judicial do governo do ex-presidente Rafael Correa, cujo partido poderá voltar ao poder na eleição deste domingo (20).
A diretora do Ipys também fala de como a infiltração do narcotráfico na política tornou ainda piores os números da violência na América Latina, aborda a instabilidade em seu país — o Peru teve cinco presidentes nos últimos cinco anos— e as perspectivas para a imprensa na Argentina caso o ultraliberal Javier Milei, vencedor das primárias no domingo passado (13), seja eleito presidente.
O podcast de política internacional Latitude vai ao ar às 18h deste sábado, nos canais de O Antagonista no YouTube, no Spotify e no Apple Podcasts.
Clique abaixo para assistir:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2023-08-20 11:45:48No Brasil corrupção no petróleo gera ladrões impunes miliardários.