Latitude#38: Para onde vai a política externa brasileira?
O Latitude deste sábado (12) entrevista Rubens Antônio Barbosa (foto), ex-embaixador em Londres (1994-1999) e em Washington (1999-2004) e editor responsável do portal Interesse Nacional, sobre os rumos da política externa brasileira. Em conversa com o jornalista Rogério Ortega, o diplomata disse que o governo Lula precisa definir para onde vai dentro das prioridades que...
O Latitude deste sábado (12) entrevista Rubens Antônio Barbosa (foto), ex-embaixador em Londres (1994-1999) e em Washington (1999-2004) e editor responsável do portal Interesse Nacional, sobre os rumos da política externa brasileira. Em conversa com o jornalista Rogério Ortega, o diplomata disse que o governo Lula precisa definir para onde vai dentro das prioridades que elegeu —algumas conflitantes, como desenvolvimento e preservação ambiental.
Ressalvando que considera os sete meses da nova gestão do petista ainda insuficientes para emitir juízos definitivos, Barbosa condenou a ideologização das relações exteriores nos governos de Lula e Jair Bolsonaro e defendeu a volta aos princípios enunciados pelo Barão do Rio Branco, o patrono do Ministério das Relações Exteriores brasileiro: uma política externa de Estado, não de governo.
O diplomata ainda se mostrou otimista sobre a assinatura do acordo entre Unão Europeia e Mercosul e disse que o Brasil precisa aproveitar o fato de estar no centro dos debates globais sobre ambiente e política alimentar, em vez de tentar ações para as quais não tem cacife político, como mediar a guerra na Ucrânia.
O podcast de política internacional Latitude vai ao ar às 18h deste sábado, nos canais de O Antagonista no YouTube, no Spotify e no Apple Podcasts.
Clique abaixo para assistir:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-12 22:28:06A política externa do Brasil em todos os governos dos Lula/Dilma e do Bolsonaro, sempre envegonharam os brasileiros. Além de tudo é burra!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-12 19:35:09Lula só pensa em ideologia, mistura as coisas e assim prejudica o Brasil. Por que defender Putin, Maduro e outros ditadores? O Brasil é uma democracia e assim vai continuar. O tempo passa e o Brasil continuará sendo uma democracia, apesar do PT, Lula, Dilma, Dino, Dirceu, STF. Mas essa infantil atuação contra os EUA e demais países democráticos só afasta nosso país dos países ricos e que disseminam conhecimento e progresso. Com o PT/Lula caminhamos de marcha a ré. Melhor amizade com os ricos!
Amaury G Feitosa
2023-08-12 13:55:12Para onde a pequenez do ridículo tampinha Celso Amorim sinistro do desgoverno ladrão aponta ... que lixo !!!