FBI desacata Casa Branca ao se deixar enganar por contratante hacker
O FBI usou por anos uma ferramenta de espionagem proibida pelo governo dos EUA — e agora alega que o fez por ter sido enganado por uma empresa privada. A história é contada New York Times nesta segunda-feira (31). O caso, sob investigação do próprio FBI desde abril, envolve um software de espionagem israelense e...
O FBI usou por anos uma ferramenta de espionagem proibida pelo governo dos EUA — e agora alega que o fez por ter sido enganado por uma empresa privada.
A história é contada New York Times nesta segunda-feira (31). O caso, sob investigação do próprio FBI desde abril, envolve um software de espionagem israelense e uma contratante do governo americano, a empresa de seguranç virtual Riva Networks.
O FBI concluiu um contrato secreto com a Riva em novembro de 2021, usado para rastrear traficantes de drogas e fugitivos da Justiça americana no México. Para esse serviço, a contratante usou uma ferramenta israelense que rastreia a geolocalização de um celular em qualquer lugar do mundo, sem o conhecimento do proprietário.
O FBI, no entanto, alega não ter sido informado pela Riva sobre o uso desse software. A controvérsia se deve ao fato da criadora da ferramenta ter sido sancionada pela Casa Branca no final de 2021, dias antes da conclusão do contrato do FBI com a Riva.
Com sede na cidade israelense de Tel Aviv, a empresa NSO ganhou fama por vender essa e outras ferramentas de espionagem a regimes ditatoriais como a Arábia Saudita, que a usou para reprimir dissidentes.O próprio governo do México também empregou o software de geolocalização para perseguir jornalistas, como indicou o próprio Times no início do ano.
Detalhes do contrato, incluindo sobre a adulteração de dados sobre a Riva, ainda são desconhecidos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Odete6
2023-08-01 03:02:57É o mesmo sofware que os bolsaisnéscios compraram, com verba do erário, pra espionar os BRASILEIROS, abrindo assim as portas para que os estrangeiros o fizessem conjunta e paralelamente? O idiota comprador que foi lá pessoalmente fazer a negociata... o crápula-patetóide-debilóide-demente-retardado-boçal-embachapeiro?