Começa a semana em que a taxa de juros pode cair
Taxa básica de juros. O indicador não deixa o pensamento da equipe econômica, que espera que haja um corte após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O comitê se reúne nesta terça (1º) e na quarta-feira (2) — quando a decisão será anunciada. Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone...
Taxa básica de juros. O indicador não deixa o pensamento da equipe econômica, que espera que haja um corte após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O comitê se reúne nesta terça (1º) e na quarta-feira (2) — quando a decisão será anunciada.
Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) têm feito pressão para que a redução ocorra. Para eles, a baixa é essencial para atrair investimentos, gerar empregos e estimular o consumo.
O governo federal defende que a conjuntura macroeconômica e fiscal sustenta a mudança. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano, patamar que se mantém inalterado desde agosto de 2022.
O nível gerou atritos entre o governo, com direito a troca de farpas entre o presidente Lula e o chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto.
A agenda de reformas, a queda da inflação, a previsão de crescimento do PIB e a mudança na nota de crédito do país são os principais argumentos em favor da redução da Selic.
Na última semana, a agência de classificação de risco norte-americana Fitch deu o recado: o mercado financeiro espera um corte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
ROBERTO DE VASCONCELLOS PEREIRA
2023-07-31 13:12:44O BC tem demonstrado muita competência no trato com a inflação. Entretanto, parece que agora está exagerando um pouco. A inflação está caindo consistentemente e, assim, parece não haver a necessidade de uma SELIC tão alta. É preciso dosar o remédio à medida em que ele vai fazendo efeito. Senão, o paciente pode sofrer sem necessidade. Se não morrer.
Sônia Adonis Fioravanti
2023-07-31 12:21:57Aguardemos
Amaury G Feitosa
2023-07-31 08:29:12A taxa de juros poderia ir para 11% alta ainda mas a irresponsabilidade do desgoverno bolivariano que gerou um monumental deficit semestral de $42bilhões deve implicar em baixa tímida e mais tensão desnecessária mas proposital ao projeto comuno-bolivariano em curso que poderá trazer consequências funestas aoo país idiotizado, dividido pela ignorância de um povo omisso e incapaz ... o pior está por vir? eu não tenho a menor dúvida.