Oposição da Venezuela valida candidatura de María Corina Machado
A Comissão Nacional das Primárias, CNP, responsável por realizar as prévias para determinar os candidatos de oposição da Venezuela, validou todas as treze candidaturas apresentadas. Entre elas, está a candidatura de María Corina Machado (foto), que com isso poderá concorrer nas primárias. Se for vitoriosa no pleito interno da oposição, ela poderá ter o seu...
A Comissão Nacional das Primárias, CNP, responsável por realizar as prévias para determinar os candidatos de oposição da Venezuela, validou todas as treze candidaturas apresentadas.
Entre elas, está a candidatura de María Corina Machado (foto), que com isso poderá concorrer nas primárias. Se for vitoriosa no pleito interno da oposição, ela poderá ter o seu nome escolhido para disputar com o ditador Nicolás Maduro nas eleições gerais.
O desafio da oposição — que seguiu adiante mesmo após a divulgação de uma carta de um funcionário da Controladoria Geral da União falando da inabilitação de María Corina por quinze anos — coloca o ditador em uma situação complicada. Se Maduro disputar com María Corina em uma eleição limpa, ele perderá de lavada, já que sua aprovação não passa de 20%. Ela, por outro lado, conta com 50% dos votos da oposição.
Dado o histórico do ditador, ele também poderia trapacear no pleito, como sempre. Se optar por essa alternativa, Maduro poderia incomodar o governo Lula, uma vez que o presidente brasileiro se dispôs a fiscalizar as eleições presidenciais do ano que vem. Os abusos de Maduro, então, ficariam ainda mais indisfarçáveis.
Ou Maduro pode simplesmente impedir que María Corina Machado, vencedora no pleito, assuma. Trata-se de uma prática comum na Venezuela.
De qualquer forma, a coragem de María Corina Machado e da oposição da Venezuela não deveriam passar despercebidos pelas autoridades brasileiras. Em reunião do Mercosul em Puerto Iguazu, Lula foi o único presidente dos países-membros a não citar María Corina Machado pelo seu nome.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
2023-07-12 12:25:20A sra. Corina óde ganhar três coisas . a prisão como "inimiga" da revolução (?) .. o exílio em Pacaraima ... orações do papa comuna argentino .... ê i ê !!!
Sônia Adonis Fioravanti
2023-07-11 16:17:48O ditador anencéfalo