Foro de São Paulo não sabe o que é Nicarágua
Apesar de existir há mais de 30 anos, o Foro de São Paulo, que reúne lideranças de esquerda de toda a América Latina, aparenta não saber o que é a Nicarágua. Em uma declaração atribuída à secretária executiva da entidade, a petista Mônica Valente, em reportagem do Estadão desta sexta-feira (23), ela afirma: "todos os...
Apesar de existir há mais de 30 anos, o Foro de São Paulo, que reúne lideranças de esquerda de toda a América Latina, aparenta não saber o que é a Nicarágua.
Em uma declaração atribuída à secretária executiva da entidade, a petista Mônica Valente, em reportagem do Estadão desta sexta-feira (23), ela afirma: "todos os países da região têm eleições, ainda que nem sempre sejam eleições e sistemas políticos com os quais todos se identifiquem. A gente respeita as escolhas dos povos".
Crusoé tentou contato com a direção do Foro e do PT para confirmar a autenticidade da declaração, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
Ignorada a hipótese de cinismo (mais óbvia), o Foro de São Paulo pelo menos não demonstra ter qualquer conhecimento do que seja a Nicarágua.
Cabe então algumas explicações à entidade, fundada por Lula (foto) e pelo ditador cubano Fidel Castro, em 1990.
Primeiro, a Nicarágua fica na América Central.
O seu chefe de Estado é Daniel Ortega (foto).
Ortega comandou o país no primeiro regime sandinista, entre 1979 e 1990, e voltou ao poder como presidente em 2007.
Nesta segunda passagem, ele se reelegeu pela primeira vez em 2011, quando a Constituição nicaraguense ainda proibia a reeleição presidencial.
Ortega foi liberado por uma Suprema Corte atolada com seis ministros ligados ao partido sandinista, o FSLN.
Em 2014, ele começou o aparelhamento do sistema eleitoral com uma reforma constitucional eliminando o limite de mandatos presidenciais.
Ele se reelegeu pela segunda vez em 2016, em uma eleição marcada pela cassação dos direitos políticos do então líder oposição, Eduardo Montealegre, e de quase todos os membros de seu partido.
Ortega prosseguiu com os ataques ao sistema eleitoral em 2020 e 2021, com a aprovação de leis que facilitam a prisão de críticos, a suspensão de candidaturas e a dispensa de observadores independentes nacionais e internacionais.
Sobre as últimas eleições, que ocorreram em 2021, a Organização dos Estados Americanos, OEA, afirmou que pleito não cumpria os critérios necessários para ser considerado livre e justo.
Sete presidenciáveis e 32 críticos do governo foram presos entre maio e outubro daquele ano.
Entidades independentes, dentre elas a Human Rights Watch (HRW) e a Freedom House, denunciaram a erosão da democracia e, em especial, a violação aos direitos humanos na Nicarágua.
"A maioria dos críticos foi mantida incomunicável e submetida a abusos na detenção, incluindo interrogatórios diários, confinamento solitário prolongado e alimentação insuficiente", afirma relatório da HRW.
"As autoridades proibiram os advogados dos críticos de participar de audiências públicas, designando defensores públicos. Apesar dos repetidos pedidos, a maioria dos advogados não teve acesso aos documentos judiciais durante meses", acrescenta.
Se a declaração atribuída a Valente for correta, ela e o Foro de São Paulo não respeitam "as escolhas dos povos" na Nicarágua, e sim a do ditador.
De certo modo, a secretária executiva está certa quando diz que "os países da região têm eleições, ainda que nem sempre sejam eleições e sistemas políticos com os quais todos se identifiquem".
Nem todos se identificam com eleições fraudadas e ditaduras.
Em março, Crusoé entrevistou o ex-preso político nicaraguense Alex Hernández.
Assista à entrevista liberada a não assinantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-06-26 13:28:31Alô foro de são paulo. A Nicarágua é um país comandado por um ditador (mas isso não é problema para o foro pois eles idolatram ditadores e narcotraficantes).
Adriano
2023-06-26 11:09:27Cinismo é elogio para esta cambada.
maria
2023-06-26 01:37:03Se o Lula aprova essas ditaduras , quem garante que ele e o PT não querem fazer o mesmo aqui? Claro , se aproveitando das ações tresloucadas dos bolsonaristas/golpistas
maria
2023-06-26 01:32:13O medo é que se o L aprova essaditadura
Odete6
2023-06-26 00:58:40Essa bandidalha toda deveria é estar jogada para sempre no fundo de um presídio!!!! E esse demente ignorante, além de perverso e sem noção, é um cínico: propor que a UCRÂNIA """negocie a paz""" """com seu algoz invasor""", é o mesmo que propor que uma mulher sente-se à mesa pra """negociar""" """com seu estuprador"""!!!! CADEIA NESSES MARGINAIS!!!!!
Marcia E.
2023-06-25 21:12:20A maioria daqueles que fez o L realmente não fazem a menor ideia (conhecimento) sobre essa Ditadura. O que me surpreende mais é ver que os intelectuais de esquerda e "grandes" artistas também são tapados!
Andre Luis Dos Santos
2023-06-25 19:48:48Um bando de canalhas e vagabundos. Isso é o Foro de São Paulo, essa excrescência criada pelo fi#%^^*+!da#%%^ta do Lula e pelo habitante do inferno Fidel Castro