Foro de São Paulo: "Estamos vivendo um momento crucial de resistência e luta continental"
O Foro de São Paulo divulgou nesta semana a pauta de sua reunião deste ano, que ocorrerá em Brasília entre 29 de junho e 2 de julho. Em sua 26ª edição, o foro foi criado por Lula e pelo falecido ditador cubano Fidel Castro (foto) em 1990 para articular lideranças de esquerda na América Latina....
O Foro de São Paulo divulgou nesta semana a pauta de sua reunião deste ano, que ocorrerá em Brasília entre 29 de junho e 2 de julho.
Em sua 26ª edição, o foro foi criado por Lula e pelo falecido ditador cubano Fidel Castro (foto) em 1990 para articular lideranças de esquerda na América Latina.
O documento faz menção à atual, e instável, ascensão da esquerda em governos nacionais pela região, incluindo a vitória de Lula nas eleições de 2022.
E, como de praxe, a entidade não distingue a esquerda democrática das ditaduras de Cuba, Venezuela e Nicarágua.
"Estamos vivendo um momento crucial de resistência e luta continental. À firmeza e avanços de Cuba, Venezuela e Nicarágua, somam-se vitórias eleitorais que, tendo como premissa a unidade programática, frearam o desenvolvimento do neofascismo na região", afirma o Foro.
O documento cita as vitórias presidenciais no México, Santa Lúcia, Bolívia, Brasil, Colômbia, Honduras, Peru e Chile.
"A crescente liderança dos presidentes do México, Honduras, Cuba, Venezuela, Colômbia, Bolívia e Brasil foi decisiva para impedir as tentativas imperialistas de dividir e fragmentar a região", acrescenta.
Em outra passagem, o Foro destaca "a ampla e poderosa campanha Lula Livre, sua posterior libertação e recente vitória eleitoral".
A entidade também cita a retomada do foro chavista sul-americano Unasul, oficializada em Brasília no mês passado, com a presença do ditador venezuelano Nicolás Maduro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Tania Maria Fernandes De Carvalho
2023-06-19 03:31:42Esquerda democrática? Conta outra. Isso não existe
Odete6
2023-06-17 22:40:29Cambada de cafagestes parasitas sanguessugas!!! Esse ""vampirólio"", reduto desses miseráveis vampirocratas, tem que acabar e, de preferência, bem mal!!!
Sergio
2023-06-17 20:55:09Estou ficando velho e quase me convencendo de que a democracia liberal é quase tão utópica quanto o socialismo sonhado nos tempos de juventude estudantil. A correção de rumos (aka exercício de arrependimento) a cada 4 anos, com o mundo evoluindo na velocidade da ciência e tecnologia, está nos fazendo andar para trás. Começando a achar que somente um strong man mesmo pra fazer os ajustes e uma transição mais rápida para algo melhor.
Adriano
2023-06-17 13:35:14Lula é um vagabundo. Ele tem interesse mesmo é em quem sustente o partido dele e o mantenha no poder eternamente. Vai ter um fim triste...
KEDMA
2023-06-17 11:56:44E o pior é usar o dinheiro público para fazer essas reuniões!! Os imperialistas só podem ser da esquerda, na cabeça dessas criaturas. #ForaLula! #ForaForoSaoPaulo!
Odete6
2023-06-17 09:27:32É de embrulhar, de revolver o estômago, é revoltante essa facção criminosa uníssona, q Ñ faz, Ñ produz nada de bom, nada de edificante, Ñ constrói absolutamente nada a Ñ ser em proveito próprio, dos seus e dos interesses particulares do seu conjunto de quadrilhas, passa o tempo fazendo apologia ao crime, à tortura, à ilegalidade, ao golpismo, às formas mais abjetas de destruição dos seus próprios povos e degradação dos seus países e, em acréscimo às custas do erário de todos os latinoamericanos!
Amaury G Feitosa
2023-06-17 08:45:02Este fórum de ditadores, assassinos e ladrões mostra que 500 anos depois a América LaTRina continua escrava nações de povo escravizado que mentalmente jamais saiu da senzala.