Papa Francisco só quer se encontrar com a esquerda
Na próxima quarta-feira (21), enquanto cumpre agendas em Roma, Lula e sua comitiva entrarão pelos muros do Vaticano — a menor nação soberana do mundo — para o encontro com Francisco, o argentino que há dez anos é o líder da Igreja Católica Apostólica Romana. O tema principal deve ser o meio ambiente. O encontro...
Na próxima quarta-feira (21), enquanto cumpre agendas em Roma, Lula e sua comitiva entrarão pelos muros do Vaticano — a menor nação soberana do mundo — para o encontro com Francisco, o argentino que há dez anos é o líder da Igreja Católica Apostólica Romana. O tema principal deve ser o meio ambiente.
O encontro aponta para um padrão por parte do sumo pontífice: ele praticamente só se encontra com líderes de esquerda da América Latina, quase nunca da direita.
Quando Michel Temer esteve no poder, em 2017, Francisco chegou a recusar uma visita ao Brasil em carta. Ele havia sido convidado pelo então presidente a participar da comemoração aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, mas Temer recebeu de volta uma correspondência em que era cobrado para proteger a população carente no país.
A relação degradou ainda mais quando Jair Bolsonaro chegou ao cargo. O líder brasileiro chegou a ir a uma reunião do G20 em Roma em 2020, mas não foi recebido no Vaticano. Um ano antes, Lula havia sido recebido pelo pontífice.
Nas eleições de 2022, novo atrito entre bolsonaristas e o Vaticano: ao pedir à Nossa Senhora que o Brasil se livrasse "do ódio, da violência e da intolerância", bolsonaristas acusaram o papa de comunista.
Para quem acompanha o tema, não é necessariamente uma surpresa: "O papa tem um histórico de aproximação com os líderes populistas de esquerda da América Latina", apontou em 2020 o estudioso Axel Kaiser em entrevista a Crusoé. "Eles têm as mesmas ideias. Francisco não se importa se o convidado foi acusado de corrupção, tanto que a argentina Cristina Kirchner também se encontrou com ele."
Kaiser argumenta que Francisco tem características claras: "Ele tem ideias clássicas do populismo latino-americano. É peronista. Foi muito influenciado por essa doutrina", concluiu. Nesta quarta-feira, a mais recente viagem internacional de Lula vai renovar esses laços no século 21.
Leia a entrevista completa com Axel Kaiser aqui, aberta para não assinantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Caleidoscópio
2023-06-19 12:41:20Meus amigos, como diziam OS Engenheiros do Hawaii, "O Papa é pop, o pop não poupa ninguém" e o pop é CANHOTO. 😉
Amaury G Feitosa
2023-06-19 08:41:28O papa Xico um dos piores da história tanto rezou para livrar o Brasil da intolerância" que esqueceu de pedir a Zeus que nos livrasse de seus amigos ladrões não só aqui como na Argentina destruída sob suas ventas e omissão ... parecendo viver na Ilha da Fantasia sua igreja nada em contradições, politicagem e desprezo aos reais valores cristãos.
Renata
2023-06-18 22:43:50Papa. Grande coisa. Como se tivesse relevância.
Daniel
2023-06-18 15:51:49Então ele está muito satisfeito com Daniel Ortega
NeutronLento
2023-06-18 14:46:39E a criatura do Golbery é de esquerda desde quando?
Iara Belli Passos
2023-06-18 14:06:03Ele é Papa da esquerda e da direita.Essa atitude so causará mais desagregacao o que nao é cristao.