478 kg de cocaína azedam ainda mais relação entre Evo e Arce na Bolívia
Em 11 de fevereiro deste ano, as autoridades aduaneiras apreenderam 478 quilos de cocaína em um avião da Wamos Air, que pousou no aeroporto de Barajas, em Madri. A carga foi encontrada dentro de malas de roupa de um voo vindo do aeroporto Viru-Viru, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Para piorar, o...
Em 11 de fevereiro deste ano, as autoridades aduaneiras apreenderam 478 quilos de cocaína em um avião da Wamos Air, que pousou no aeroporto de Barajas, em Madri. A carga foi encontrada dentro de malas de roupa de um voo vindo do aeroporto Viru-Viru, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Para piorar, o avião da Wamos estava alugado para a Boliviana de Aviación (BoA), empresa estatal de La Paz.
Essa conjunção de fatores, revelada na última sexta-feira, 9, estremeceu as relações entre Luís "Lucho" Arce Catacora, o presidente da Bolívia, e o ex-presidente Evo Morales, um dos melhores amigos de Lula. A quase meia tonelada da droga provocou diversas declarações contraditórias entre os integrantes do Movimento ao Socialismo, o partido de ambos.
"Mais cedo ou mais tarde, algum servidor digno, honesto e patriótico revelará o adiantamento de milhões de dólares que era conhecido por algumas altas autoridades que agora tentam se salvar prendendo funcionários de baixo escalão sem tocar em figurões", escreveu Evo Morales, em seu Twitter, na sexta-feira.
Apesar de defender o presidente — dizendo que "a proteção do narcotráfico e da corrupção não permitem que o irmão presidente Lucho governe", a relação entre o ex e o atual governo anda estremecida há alguns meses.
Ministros de Arce já pediram que Evo fosse investigado por instigar os tumultos de 2019, quando o então presidente deposto e o seu vice abandonaram seus cargos e viajaram de avião para o México.
A cocaína que a Bolívia exporta para o Brasil e para o mundo é produzida pelos cocaleros, que integram a base eleitoral de Evo Morales, principalmente na região de Chapare. Morales afirma que seus apoiadores apenas plantam a coca para fins tradicionais, como o chá, o hábito de colocar folhas na boca e a previsão de futuro. Essa apreensão, contudo, confirma mais uma vez que o narcotráfico segue forte na Bolívia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Alessandro
2023-06-13 08:25:11Louis Vuitton Mula da Selva e os “artistas” da gRoubo estão muito preocupados com o Marco temporal das TI’s, obviamente por questões humanitárias. É provável que pretendam dar um naco da Amazônia ao indígena (des)MORALESado para que ele possa cultivar seus pezinhos de c0ca-cola… 👀 que fique claro que se trata de agricultura familiar.
Adriano
2023-06-12 13:24:14Traficantes. E o vagabundo de 9 dedos aqui defende todos eles.
Odete6
2023-06-12 09:51:30Vá lá cheirar ambos e cheirar com eles, luladralha, vá lá!!!
Odete6
2023-06-12 09:51:30Vá lá cheirar ambos e cheirar com eles, luladralha, vá lá!!!