AGU defende no STF direito do Ministério dos Povos Indígenas de demarcar terras
A Advocacia-Geral da União (AGU) saiu em defesa, nesta terça-feira (30), da autorização dada ao Ministério dos Povos Indígenas de trabalhar no processo de demarcação de terras. O argumento foi apresentado em uma ação do Progressistas, que alega que a pasta de Sonia Guajajara não seria imparcial para analisar a questão, sendo parte interessada. O...
A Advocacia-Geral da União (AGU) saiu em defesa, nesta terça-feira (30), da autorização dada ao Ministério dos Povos Indígenas de trabalhar no processo de demarcação de terras.
O argumento foi apresentado em uma ação do Progressistas, que alega que a pasta de Sonia Guajajara não seria imparcial para analisar a questão, sendo parte interessada. O ataque do PP é sobre a MP de reestruturação dos Ministérios, que tem até essa quinta-feira (1º) para ser sancionada.
"Trata-se, ao que tudo indica, de uma pré-compreensão pejorativa que o partido detém a respeito dos deveres do MPI. Não como uma unidade da administração pública afetada à realização de um desiderato constitucional, e sim como uma espécie de entidade de classe indigenista e antirruralista'", assina a advogada da União Márcia de Holleben Junqueira.
Ela conclui pedindo que o pedido do partido seja rejeitado: "Trata-se com efeito, de uma forma equivocada de interpretar os princípios de Direito, a Constituição e as leis do País sem qualquer respaldo na doutrina ou na jurisprudência."
O governo ainda alega que a decisão de manter a demarcação de terras pelo MPI cumpre o que manda a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre povos indígenas e tribais, que assegura o pleno direito
aos povos indígenas de participarem das tomadas de decisões que os afetem.
A ação está em fase de instrução no STF e tem relatoria do ministro Nunes Marques.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Sônia Adonis Fioravanti
2023-06-02 13:10:46PP O PARTIDO PODRE DE CIRO NOGUEIRA E DO FICHA SUJA LIRA .🐀🐀SEMPRE A FAVOR DAS CUECAS CHEIAS DE 💰💰público
Odete6
2023-05-31 12:57:45Demarcar Terras Indígenas não pode ser ação de governos, deve ser ação de ESTADO. Menos ainda de desgovernos bestiais de moleques marginais como esses 2 últimos. As Terras Indígenas já foram pra lá de demarcadas há décadas e é assim que devem permanecer até que sejamos capazes de gerí-las tão científica e sustentavelmente e de um modo tal que não prejudique os indígenas e ainda possam beneficiar SUSTENTAVELMENTE mais cidadãos.