Por que o pedido de Zé Trovão para prender Maduro não será atendido
Os Estados Unidos ofereceram uma recompensa de 15 milhões de dólares para quem desse informações sobre o paradeiro do ditador venezuelano Nicolás Maduro, em 2020. O ditador era acusado de tráfico internacional de drogas, terrorismo internacional e corrupção, e os americanos queriam julgá-lo em seu país. Nesta segunda, 29, com a chegada do tirano a...
Os Estados Unidos ofereceram uma recompensa de 15 milhões de dólares para quem desse informações sobre o paradeiro do ditador venezuelano Nicolás Maduro, em 2020. O ditador era acusado de tráfico internacional de drogas, terrorismo internacional e corrupção, e os americanos queriam julgá-lo em seu país.
Nesta segunda, 29, com a chegada do tirano a Brasília, o deputado Zé Trovão, do PL, enviou à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil um documento perguntando "quais medidas podem ser adotadas pelo governo americano para a captura desse criminoso".
Mas não há por que ter esperanças de que Maduro seja detido no Brasil e enviado para os Estados Unidos.
"A chance de Maduro ser preso no Brasil é zero. O venezuelano foi indiciado pelos EUA, mas ele não foi acusado formalmente, nem condenado. O governo americano não deu seguimento ao caso. Dois anos depois, o senador republicano Marco Rubio pediu que ele fosse incluído na lista vermelha da Interpol, o que também não ocorreu", diz Leonardo Paz Neves, professor do departamento de Relações Internacionais do Ibmec do Rio de Janeiro.
Além de o governo de Donald Trump não ter seguido adiante no caso, a entrada de Joe Biden na Casa Branca, em janeiro de 2021, amenizou o tom com a Venezuela.
Após o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro do ano passado, os Estados Unidos passaram a se aproximar de Maduro. Foi uma tentativa de aumentar a produção de petróleo e, com isso, reduzir o preço da gasolina nos Estados Unidos.
"Biden tem atuado muito pragmaticamente e se aproximado de Maduro. Então, não faria qualquer sentido os americanos pedirem hoje a prisão do venezuelano. Certamente, a embaixada americana em Brasília não dará segmento a essa carta de Zé Trovão", diz Neves.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
ANTONIO
2023-05-30 10:54:04Se a justiça brasileira não prende nem nossos criminosos acham que vai prende criminosos estrangeiros?
Amaury G Feitosa
2023-05-30 09:07:28Todo mundo surtou na ilha da fantasia só pode afinal o chiqueiro Brazyllis não prende ladrões e assassinos ... solta-os.
Experto
2023-05-29 18:16:09O Zé trovão continua descerebrado pois se os EEUU, negociam com Maduro, por qual charadistas razão o Brasil deveria hostiliza lo. Ademais, ademais, gosto muito, a Venezuela é uma província brasileira, chova ou troveje o Zé, caíra no nosso colo