Isolado, Evo Morales briga até com o ex-vice Álvaro García Linera
O boliviano Álvaro García Linera (foto) foi um dos mais fiéis aliados do ex-presidente Evo Morales, tendo sido seu vice-presidente entre 2006 a 2019. Nesse último ano, os dois foram juntos ao México de avião, após renunciarem aos seus cargos. Mas a relação de proximidade parece ter chegado ao fim. No domingo, 2, Morales, pela...
O boliviano Álvaro García Linera (foto) foi um dos mais fiéis aliados do ex-presidente Evo Morales, tendo sido seu vice-presidente entre 2006 a 2019. Nesse último ano, os dois foram juntos ao México de avião, após renunciarem aos seus cargos. Mas a relação de proximidade parece ter chegado ao fim. No domingo, 2, Morales, pela primeira vez, atacou seu parceiro.
"Ganhei mais um inimigo. Por ele ter sido por catorze anos meu vice-presidente, isso me dói muito. Será que isso ocorreu porque sou indígena ou foi porque sou leal aos princípios e valores que nossos antepassados nos deixaram?", disse Morales em um programa de rádio.
Morales passou a atacar Linera desde que ele deu declarações sobre a rixa interna no Movimento ao Socialismo (MAS). O partido está dividido entre uma ala ligada a Morales e outra, ao presidente Luis Arce Catacora (em 2020, Morales chegou a ganhar uma cadeirada na cabeça). Linera não falou nada demais, apenas pediu para que os dois grupos encontrassem uma saída conjunta. Foi o bastante para atrair a ira de Evo.
"Um dos principais traços da personalidade de Evo Morales é que ele divide todos entre amigos e inimigos, nós e eles. Ao tentar apaziguar o partido, Linera acabou caindo do outro lado", diz o cientista político boliviano Santiago Terceros, de Santa Cruz de La Sierra.
A disputa com o atual presidente, Luis Arce Catacora, pode atrapalhar a pretensão de Morales de se candidatar mais uma vez à presidência, em 2025. "Por ser um homem branco com diploma universitário, Linera ajudava a equilibrar a figura de Evo Morales, um descendente de indígenas representante dos produtores de coca. Sem Linera, Morales deve perder apoio na classe média, que enxergava o vice como um representante da intelectualidade de esquerda", diz Terceros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
MARCOS
2023-04-04 10:49:26Isso significa que a remessa de Lula para Evo, COM O NOSSO DINHEIRO, só vai aumentar. Afinal, tem que ajudar o companheiro
Gilbeto De Moraes Leite
2023-04-04 10:13:51A a fala da esquerda em qualquer lugar do mundo, nós contra eles. Aqui não é diferente, quem não é amigo, eles atacam o tempo todo.
Eduardo
2023-04-04 07:24:24Excelente notícia! Vai abalar o mundo...
Marcia E.
2023-04-03 15:13:58Bem feito. Aconselho Morales vir conversar com Lula para entender como ele conseguiu formar um belo casal com Alckmin. A pergunta que deverá ser feita: Como enganar eleitores que se movem por imagens e discursos fantasiosos e ganhar uma eleição? Aproveita e traz um desses "casaquinhos de cocaleiro business" para presentear o nosso vice.