Ortega vai conseguir a sua “bombita atômica”?
Em mais um ato de aproximação entre Vladimir Putin e o ditador Daniel Ortega, os governos de Rússia e Nicarágua assinaram nesta quarta-feira (29) um acordo de cooperação nuclear. O anúncio ocorre poucos dias após o líder russo dizer que irá posicionar armas nucleares na vizinha Belarus e acender um sinal de alerta no Ocidente....
Em mais um ato de aproximação entre Vladimir Putin e o ditador Daniel Ortega, os governos de Rússia e Nicarágua assinaram nesta quarta-feira (29) um acordo de cooperação nuclear.
O anúncio ocorre poucos dias após o líder russo dizer que irá posicionar armas nucleares na vizinha Belarus e acender um sinal de alerta no Ocidente.
Segundo o ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, Denis Moncada, o projeto tem fins pacíficos e será importante para promover a cooperação internacional.
“É vital, porque essas tecnologias são usadas para fins pacíficos: segurança alimentar, saúde e agricultura. Existem perspectivas significativas para o desenvolvimento dessas tecnologias, pois a Nicarágua quer trazê-las para nossos vizinhos”, afirmou.
Em junho de 2022, Ortega já havia permitido a entrada de militares russos na Nicarágua para participarem do que o regime sandinista chamou de “exercícios de intercâmbio e instrução e treinamento militar em operações de ajuda humanitária.”
Apesar de os dois países afirmarem que o acordo visa o uso de energia atômica para fins pacíficos, Ortega já disse, mais de uma vez, que gostaria de ter uma “bombita atômica”.
“Neste mundo, o que caberia é que todos procuremos como ter nossa arma atômica para que nos respeitem, porque aí eles respeitam quando sabem que aquele que querem esmagar tem a arma atômica”, disse Ortega à televisão nicaraguense durante a visita do ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, a Managuá, em fevereiro de 2023.
“Só alguns [países] têm direito de ter bombas atômicas, isso não é democracia, é tirania, é ditadura”, disse Ortega em outro discurso, em junho de 2021.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
HEITOR
2023-03-31 08:28:13O Papa e seus "mui amigos" da esquerda. Opa, mas é a direita que é católica... que confusão, hein Papa, abençoa o Lula mais uma vez. KKKK
Fredson Santos Rocha
2023-03-31 00:21:16Maluco pra tudo que é lado, fico abismado com esses malucos põem os abestados pra morrer por nada, era mais fácil acerta um verme desse.
Vera Cooper
2023-03-31 00:14:14O povo nicaraguense, sequer tem dinheiro para comer e necessidades básicas e esse imbecil pensando em bomba atômica!
Juerg
2023-03-30 20:29:12Definitivamente a galera do mal! Pior impossível! Tiranos sanguinários! E todos com aquela megalomania que é típico para sociopatas!
Marcia E.
2023-03-30 15:55:55Bombita para intercâmbio, instrução e treinamento militar para ajuda humanitária?? Ortega deve estar querendo assumir a liderança da América Latrina, e está caindo no papo do Putin. Amigões do Nine. Tá certo que Bozo também teve um caso com Putin, mas acho que rompeu o namoro depois de 3 meses nos EUA.
Odete6
2023-03-30 13:30:00Sásinhora.... como se nas 3 Américas não tivesse idiotas que chegue, o ortega-otário entrega seu próprio país para servir de terreiro para o nanoputin armar seus brinquedinhos e ameaçar as Américas e o mundo com a sua psicopatia nuclear.... vai ser imbecil assim no nono dos infernos de Dante!!!
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-03-30 12:50:04O quê é mais risível: a Nicarágua crer que algum dia será capaz de ter uma arma nuclear ou o Ortega reclamar de ditadura?