Ministro do TCU ordena que Bolsonaro fique com 2º pacote de joias
O ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes (foto), relator do caso das joias sauditas, determinou que Jair Bolsonaro fique com o segundo pacote “até ulterior deliberação” da corte. Trata-se do estojo com relógio, caneta, abotoaduras e outras peças da marca de luxo Chopard. O ex-presidente, porém, não poderá usar as peças de...
O ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes (foto), relator do caso das joias sauditas, determinou que Jair Bolsonaro fique com o segundo pacote “até ulterior deliberação” da corte. Trata-se do estojo com relógio, caneta, abotoaduras e outras peças da marca de luxo Chopard.
O ex-presidente, porém, não poderá usar as peças de qualquer forma nem vendê-las. O estojo já está na posse do ex-presidente e não é o primeiro conjunto de joias, de R$ 16 milhões, que seria presente do governo da Arábia Saudita para Michelle Bolsonaro e foi apreendido pela Receita Federal.
Ambos os pacotes chegaram ilegalmente ao Brasil em outubro de 2021, com a comitiva do Ministério de Minas e Energia que voltava da Arábia. Liderada pelo então ministro Bento Albuquerque, a comitiva não declarou as joias na alfândega do aeroporto de Guarulhos, o que é obrigatório para bens acima de US$ 1.000.
O ministro do TCU também determinou que Bolsonaro e Albuquerque sejam ouvidos em até 15 dias. O ex-presidente deverá responder por escrito.
Mais cedo, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) protocolou no TCU um pedido de suspeição contra Nardes no caso. No final de 2022, após a derrota de Bolsonaro para Lula nas eleições, vazou um áudio em que o ministro dizia estar “acontecendo um movimento muito forte nas casernas” e que os militares estariam prestes a realizar ações para um “desenlace bastante forte na nação".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
MacGyver Adviser
2023-03-10 12:40:11Certamente Bolsonaro vai fazer uma copia falsa e no momento de devolver vai entregar a falsa e guardar a verdadeira.
José
2023-03-10 07:30:21Mais uma pilantragem de um venal sentado na cadeira do TCU. É por este e outros motivos que este país é o que é. Uma verdadeira zorra, onde cada um quer ser mais importante que o outro. E ai o zé povinho cai nas lorotas de honestidade e que não são prevaricadores. Mas que na verdade usam e abusão da má fé para praticarem todo tipo de ilegalidade. Todo mundo passando pano nas ilegalidades praticadas dentro do Poder Público.