Moraes decide que STF julgará militares envolvidos no 8/1
O ministro do STF Alexandre de Moraes (foto) decidiu que o STF é o responsável por processar e julgar integrantes das Forças Armadas e PMs envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Além disso, ele determinou a abertura de inquérito para apurar a conduta dos militares. A investigação, até o momento, estava sendo conduzida...
O ministro do STF Alexandre de Moraes (foto) decidiu que o STF é o responsável por processar e julgar integrantes das Forças Armadas e PMs envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Além disso, ele determinou a abertura de inquérito para apurar a conduta dos militares.
A investigação, até o momento, estava sendo conduzida pela Justiça Militar. Contudo, Moraes argumentou que "inexiste competência da Justiça Militar da União para processar e julgar militares" envolvidos nesse caso.
Na visão do ministro do STF, a Justiça Militar não tem competência para processar crimes como atentados ao Estado Democrático de Direito, ameaça, dano, incitação ao crime, associação criminosa, entre outros.
Para o magistrado, a Justiça Militar somente tem competência para processar os chamados crimes militares, como insubordinação, ou desvios de conduta relacionados à atividade na Polícia Militar ou Forças Armadas.
"Nenhuma das hipóteses definidoras da competência da Justiça Militar da União está presente nessa investigação, pois os citados artigos do Código Penal Militar não se confundem com a responsabilidade penal prevista pela Lei 13.260/16 ou pelos tipos penais anteriormente citados e tipificados no Código Penal", disse.
"Absolutamente todos os envolvidos serão responsabilizados civil, política e criminalmente pelos atos atentatórios à Democracia, ao Estado de Direito e às Instituições, inclusive pela dolosa conivência por ação ou omissão motivada pela ideologia, dinheiro, fraqueza, covardia, ignorância, má-fé ou maucaratismo", acrescentou Moraes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Pablo Farias Souza Cruz
2023-03-08 11:00:54Critico várias decisões do Moraes em meus livros, mas nessa ele acertou.
Maria
2023-03-01 07:56:03Esse homem é um insuportável defensor de ladrão. É o atual presidente ditador do Brasil. Amiguinho do luladrão. Lambedor de botas. 🤮🤮🤮🤮🤮
Amaury G Feitosa
2023-02-28 09:54:50Estão brincando com fogo e um líder fraco e covarde permite que as Forças Armadas sejam humilhadas por um fanfarrão déspota que se lixa para a legalidade e o estado democrático de direito impõe seu verecdito de juiz autocrata algo inaceitável em qualquer democracia ... isto insisto e repito pode acabar muito mal ... juízo senhores !!!
Costa
2023-02-27 22:48:31É um imperador de Fancaria. Contudo, verifiquemos com cuidado o q ele efetivamente pretende.