Plano de paz de Lula para a Ucrânia não existe
O Brasil não enviou um documento para Moscou ou para Kiev com uma proposta de plano de paz. Uma reportagem publicada na semana passada pela agência russa oficial Tass afirmou que o governo russo estaria estudando "propostas de paz" do presidente Lula para a Ucrânia. "Tomamos nota das declarações do presidente do Brasil sobre o...
O Brasil não enviou um documento para Moscou ou para Kiev com uma proposta de plano de paz.
Uma reportagem publicada na semana passada pela agência russa oficial Tass afirmou que o governo russo estaria estudando "propostas de paz" do presidente Lula para a Ucrânia.
"Tomamos nota das declarações do presidente do Brasil sobre o tema de uma possível mediação", disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, na nota da Tass.
Em alguns veículos de imprensa, a reportagem russa foi interpretada como se um documento tivesse sido de fato enviado.
Mas, segundo o Itamaraty, não há até agora documento algum, nem sequer um esboço. Só o que existem são conversas.
Os diplomatas esperam que Lula aborde o assunto da Ucrânia em um encontro com o ditador chinês Xi Jinping no final de março.
Qualquer papel mais concreto do Brasil na guerra demandaria, antes, uma sinalização positiva tanto da Rússia quanto da Ucrânia. "O que existe por enquanto é muita vontade de contribuir", afirma uma fonte do Itamaraty.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sonia Escobar Ferraz Costa
2023-03-01 10:50:31O que Lula está esperando pra defender a paz na Ucrânia, hein!?? Por acaso ele acha que o Putin tem razão invadindo , causando esse horror entre ucranianos e russos??? Nem os russos aprovam…??? VERGONHA DOUTOR LULA
Augusto Tavares Rosa Marcacini
2023-02-28 18:15:44Mas que surpresa!!! Lula só é o estadista que ele finge ser na cabeça de gente que foi lobotomizada.
O Círculo
2023-02-28 16:20:06Lula tem uma excelente rede de propagadores (sindicatos, professores, imprensa escrita e digital, artistas, influenciadores digitais, o diabo todo). No bar em que "afogo minhas mágoas", ouvir o dono dizer: "Tá vendo aí, Fulano? Acabam de noticiar que a guerra na Ucrânia vai acabar porque o russo prometeu estudar o pedido que Lula fez...ele é O Cara". É disso que estamos falando. A maior dificuldade é tirar essas ideias descabidas da cabeça das pessoas mais simples: elas QUEREM ser enganadas.
Manoel Carlos
2023-02-28 15:30:09Em nossa Cleptocracia, a bravata substitui a ação e a versão substitui a ficha corrida...
Juerg
2023-02-28 14:54:25Mediar o que?? O Luladrão deveria em primeiro lugar cuidar da própria casa dele! Brasil tem um histórico de 60 mil homicídios por ano! Um dos piores taxas do planeta! Lula sofre - igual o Bozó e tantos outros - de megalomania aguda! Ele se acha uma especie de Jesu Christo! Quem não se lembra do “acordo nuclear” que Lula mais o Cínico Amorim na época assinaram com aquele presidente iraniano doente mental Ahmadinejad? Virou piada mundial!
ADRIANO
2023-02-28 13:59:45Lula se autodefine como pai dos pobres. Mas bem antes disso ele é o pai da mentira. Não gosta de pobre, roupas só de grife. O pobre é o meio para ficar rico. É um enganador. Tirou milhões da pobreza. E bilhões dos ricos. Só consegue enganar porque o povo não tem comida nem educação. Se um dia esse cenário se inverter, ele não se elege nem síndico.
Clovis
2023-02-28 12:40:32Lembram do pacificador lula na mediação entre Iran e USA? De novo, mesmo embuste. E a Imprensa dos contratos, quietinha com as mentiras
ANTONIO
2023-02-28 12:38:49Fanfarrão!
Beatriz
2023-02-28 11:33:52A Ucrânia decidiu a adesão à Otan, pela razão óbvia de sua desconfiança da Rússia, desde a anexação da Criméia. Ela tinha todo esse direito e deveria sim temer a sanha expansionista de Putin.
Cassio Ferreira Costa Campelo
2023-02-28 10:43:00Chega a ser patética essa conversa do Lula sobre mediação de paz. O pior é o tanto de gente que cai nesse embuste. Mas o que mais assusta é O SILÊNCIO ENSURDECEDOR DO RESTANTE DA IMPRENSA sobre essa propaganda mentirosa.