Crusoé
11.05.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Lula condena ataques ao Judiciário em discurso no Supremo

Ao participar da abertura do ano Judiciário, nesta quarta-feira (1), o presidente Lula defendeu a “harmonia entre os poderes” e elogiou a atuação dos ministros. “Mais do que o um plenário reconstruído o que vejo aqui é o destemor de ministras e ministros na defesa da nossa Carta Magna […] Tenho a certeza de que assim como em...

avatar
Redação Crusoé
6 minutos de leitura 01.02.2023 12:56 comentários 4
Lula condena ataques ao Judiciário em discurso no Supremo
Foto: TV Justiça
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Ao participar da abertura do ano Judiciário, nesta quarta-feira (1), o presidente Lula defendeu a “harmonia entre os poderes” e elogiou a atuação dos ministros.

“Mais do que o um plenário reconstruído o que vejo aqui é o destemor de ministras e ministros na defesa da nossa Carta Magna […] Tenho a certeza de que assim como em meus dois mandatos anteriores a relação entre o Executivo e o Judiciário terá como alicerce o respeito”, afirmou.

Ele ainda reforçou que o Poder Executivo estará à disposição para “construção de uma agenda institucional”.

Leia a íntegra: 

Senhoras ministras, senhores ministros,

Quando tive a honra de participar da solenidade de abertura do ano judiciário de 2010, a última de meu segundo mandato, afirmei que nossa geração de governantes e de magistrados tinha uma nobre missão: deixar, para os que estão por vir, um ambiente democrático ainda mais sólido do que aquele que encontramos quando ingressamos em nossas funções.

Naquele momento, nem eu, nem as senhoras e os senhores, poderíamos imaginar a escalada de ataques às instituições e à democracia nos anos recentes; escalada que culminou com o bárbaro atentado às sedes dos três Poderes. Naquele dia 8 de janeiro, a violência e ódio mostraram sua face mais absurda: o terror. Não foi um episódio nascido por geração espontânea, mas cultivado em sucessivas investidas contra o direito e a Constituição, com o objetivo de sustentar um projeto autoritário de poder.

Ao fim desse período que marcou, certamente, o mais duro teste da democracia brasileira desde a Constituição de 1988, é nosso dever registrar o papel decisivo do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral na defesa da sociedade brasileira contra o arbítrio. Daqui desta sala, contra a qual se voltou o mais concentrado ódio dos agressores, partiram decisões corajosas e absolutamente necessárias para enfrentar e deter o retrocesso, o negacionismo e a violência política.

Em defesa da Constituição e dos direitos, esta Corte atuou durante a pandemia para tirar da inação um governo que se recusava a atender as necessidades básicas da população. Atuou para enfrentar a indústria de mentiras no submundo das redes sociais e para coibir os mais notórios propagadores do ódio político. Atuou, por meio de seus representantes na Justiça Eleitoral, para garantir nosso avançado processo eletrônico de votação e a própria realização das eleições do último ano.

Esta Corte atuou e continua atuando para identificar e responsabilizar por seus crimes aqueles que atentaram, de maneira selvagem, contra a vontade das urnas.

A história há de registrar e reconhecer esta página heroica do Judiciário brasileiro.

Senhoras ministras, senhores ministros,

Assim como qualquer pessoa que preza a Constituição e a democracia, me senti profundamente indignado ao visitar esta Casa, ao lado de governadores de todo o Brasil, logo na noite seguinte aos ataques terroristas. Sei que levarei essa indignação para o resto da minha vida. E sei que ela me fez redobrar a disposição de defender a democracia, conquistada a duras penas pelo povo brasileiro.

É, portanto, com renovada esperança e, sobretudo, com profunda confiança nas instituições garantidoras do processo democrático, que me dirijo hoje às senhoras e aos senhores.

Mais do que um plenário reconstruído, o que vejo aqui é o destemor de ministras e ministros na defesa de nossa Carta Magna. Vejo a disposição inabalável de trabalhar dia e noite para assegurar que não haja um milímetro de recuo em nossa democracia.

Tenham a certeza de que, assim como em meus dois mandatos anteriores, a relação entre o Executivo Federal, a Suprema Corte e o Poder Judiciário como um todo terá como alicerce o respeito institucional.

O povo brasileiro não quer conflitos entre as instituições. Não quer agressões, intimidações nem o silêncio dos poderes constituídos. O povo brasileiro quer e precisa, isso sim, de muito trabalho, dedicação e esforços dos Três Poderes no sentido de reconstruir o Brasil.

Nossos reais inimigos são outros: a fome, a desigualdade, a falta de oportunidades, o extremismo e a violência política, a destruição ambiental e a crise climática. Tenho a certeza de que juntos vamos enfrentá-los. E de que juntos poderemos superá-los.

Senhoras ministras, senhores ministros,

Numa nação historicamente marcada pelas desigualdades, a tarefa de superá-las tem de ser compartilhada entre todas as pessoas e instituições com responsabilidade pelos destinos do país.

A Constituição democrática de 1988 assegurou amplos direitos individuais, sociais e coletivos que apontam caminhos para grandes transformações. Cabe a nós tirar do papel este conjunto de direitos, assegurando a todos o acesso a uma vida digna, à educação e saúde, à renda, trabalho e oportunidades, à liberdade e ao desenvolvimento sustentável. Só assim a democracia será sempre defendida por aqueles que dela necessitam: a imensa maioria da população.

Uma democracia para poucos jamais será uma verdadeira democracia.

O Supremo Tribunal Federal, guardião da Constituição e dos direitos fundamentais, é também guardião da dignidade de cada brasileira e de cada brasileiro, e um ator fundamental na luta contra as desigualdades, onde quer que elas se manifestem.

Para citar apenas exemplos do nosso tempo, foi neste sentido que a Corte decidiu pela constitucionalidade da Lei de Cotas no acesso às universidades, da titulação das terras de comunidades quilombolas, da união estável entre pessoas homoafetivas, da pesquisa com células-tronco e da homologação da Terra Indígena Raposa-Serra do Sol.

Nenhuma daquelas decisões foi tomada sem debates profundos e muitas vezes acalorados na sociedade e no próprio colegiado; cobrando muitas vezes de ministras e ministros o preço da incompreensão, do preconceito e da contrariedade de interesses econômicos e políticos. No entanto, é esta a essência de sua missão, que seguiremos respeitando, em nome da democracia e do restabelecimento da harmonia entre as instituições

Quero, por fim, afirmar que o Poder Executivo estará à disposição do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça para o diálogo e a construção de uma agenda institucional que aprimore a garantia e a materialização de direitos neste país, pois onde houver um só cidadão injustiçado não haverá verdadeira Justiça.

Renovando mais uma vez nosso compromisso com a democracia, tenho a mais absoluta certeza de que conseguiremos cumprir nossa missão.

Muito obrigado.

Diários

Lula sanciona lei inusitada sobre rótulos de chocolates

Redação Crusoé Visualizar

Janja e Lula botam mortos por Covid no palanque eleitoral

Duda Teixeira Visualizar

Venezuela, o novo '51º estado' de Trump?

João Pedro Farah Visualizar

Bolsonaristas transformam detergente em água-benta

Duda Teixeira Visualizar

Trump compara cessar-fogo com Irã a paciente terminal

Redação Crusoé Visualizar

"Quem gosta de Pix aí levanta a mão?"

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A Ilíada de Roger Machado

A Ilíada de Roger Machado

Visualizar notícia
A volta da direita nacional-desenvolvimentista

A volta da direita nacional-desenvolvimentista

Visualizar notícia
Chegou a Turma do Milhão Mágico: "Tiramos de vocês"

Chegou a Turma do Milhão Mágico: "Tiramos de vocês"

Visualizar notícia
Gilmar confessa blindagem no Supremo

Gilmar confessa blindagem no Supremo

Visualizar notícia
Gleisi, a mais rejeitada do Paraná

Gleisi, a mais rejeitada do Paraná

Visualizar notícia
Guru, pré-candidato e líder capissocial

Guru, pré-candidato e líder capissocial

Visualizar notícia
Jiu-jítsu brasileiro na Ucrânia

Jiu-jítsu brasileiro na Ucrânia

Visualizar notícia
Lula enrola com o Desenrola

Lula enrola com o Desenrola

Visualizar notícia
O funk terapêutico do Pilili (ou da Pilili)

O funk terapêutico do Pilili (ou da Pilili)

Visualizar notícia
O preço de um senador

O preço de um senador

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Judiciário

Lula

STF

Supremo

< Notícia Anterior

Aras: voto tem de ser respeitado e povo tem o direito de mudar de opinião

01.02.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Nos EUA, Bolsonaro deposita fichas em Marinho e mira 2024

01.02.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Redação Crusoé

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (4)

André

2023-02-02 15:39:20

Lula, fale menos e trabalhe muito pelo Brasil! Vamos falar do futuro, não sobre o passado!


Luiz

2023-02-02 01:24:56

Entre outras coisas no passado , o Larápio declarou que o STF estava acovardado. O mesmo que chamar todos os ministros de covardes.


Marcello

2023-02-01 17:35:48

Claro, claro...! Para políticos, o judiciários promove verdadeiros milagres! O descondenado que o diga!


Amaury G Feitosa

2023-02-01 15:30:41

Harmonia sim ... Cumplicidade não ... chega de conluio entre poderes apodrecidos acolitados contra o povo.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (4)

André

2023-02-02 15:39:20

Lula, fale menos e trabalhe muito pelo Brasil! Vamos falar do futuro, não sobre o passado!


Luiz

2023-02-02 01:24:56

Entre outras coisas no passado , o Larápio declarou que o STF estava acovardado. O mesmo que chamar todos os ministros de covardes.


Marcello

2023-02-01 17:35:48

Claro, claro...! Para políticos, o judiciários promove verdadeiros milagres! O descondenado que o diga!


Amaury G Feitosa

2023-02-01 15:30:41

Harmonia sim ... Cumplicidade não ... chega de conluio entre poderes apodrecidos acolitados contra o povo.



Notícias relacionadas

Lula sanciona lei inusitada sobre rótulos de chocolates

Lula sanciona lei inusitada sobre rótulos de chocolates

Redação Crusoé
11.05.2026 17:54 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Janja e Lula botam mortos por Covid no palanque eleitoral

Janja e Lula botam mortos por Covid no palanque eleitoral

Duda Teixeira
11.05.2026 17:17 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Venezuela, o novo '51º estado' de Trump?

Venezuela, o novo '51º estado' de Trump?

João Pedro Farah
11.05.2026 16:37 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Bolsonaristas transformam detergente em água-benta

Bolsonaristas transformam detergente em água-benta

Duda Teixeira
11.05.2026 15:57 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Rainha das embaixadinhas relembra como foi criar o filho junto ao Fenômeno

Rainha das embaixadinhas relembra como foi criar o filho junto ao Fenômeno

Visualizar notícia
O prazo final para que brasileiros atualizem documento de forma obrigatória

O prazo final para que brasileiros atualizem documento de forma obrigatória

Visualizar notícia
Michael Jackson retoma posto perdido 17 anos após sua morte

Michael Jackson retoma posto perdido 17 anos após sua morte

Visualizar notícia
Para entrar no Reino Unido e Europa, brasileiros precisam cumprir essa exigência

Para entrar no Reino Unido e Europa, brasileiros precisam cumprir essa exigência

Visualizar notícia
Dono da Havan contesta decisão da justiça e garante que regras de segurança de trabalho são respeitadas

Dono da Havan contesta decisão da justiça e garante que regras de segurança de trabalho são respeitadas

Visualizar notícia
Fique atento: fazer isso pode resultar em multa e causar transtornos

Fique atento: fazer isso pode resultar em multa e causar transtornos

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso