Salvini mais forte na Itália
Nas eleições para o Parlamento Europeu encerradas no domingo, 26, o partido Liga, do vice-primeiro-ministro Matteo Salvini, obteve 34% dos votos na Itália. O resultado representa o dobro do que a Liga teve nas eleições legislativas do país, no ano passado. O Movimento 5 Estrelas, que integra a coalizão de governo com a Liga, perdeu...
Nas eleições para o Parlamento Europeu encerradas no domingo, 26, o partido Liga, do vice-primeiro-ministro Matteo Salvini, obteve 34% dos votos na Itália. O resultado representa o dobro do que a Liga teve nas eleições legislativas do país, no ano passado. O Movimento 5 Estrelas, que integra a coalizão de governo com a Liga, perdeu dezessete pontos percentuais e ficou com 17%, atrás do Partido Democrata, de centro-esquerda, com 22%. No Facebook, Salvini comemorou a vitória com um cartaz "Primeiro partido na Itália. Obrigado" (foto).
Os bons resultados da Liga devem mudar o equilíbrio de poder no governo da Itália, reduzindo a influência do Movimento 5 Estrelas. "Esse foi um triunfo pessoal para o Salvini, entre outras coisas porque os partidos governistas costumam ser fustigados nas eleições europeias. Com isso, ele deverá manter a linha de governo que estava seguindo", publicou no Twitter o cientista político italiano Daniele Albertazzi, da Universidade Birmingham, na Inglaterra.
Para Salvini, manter a mesma linha significa aumentar as barreiras contra imigrantes e renegociar o orçamento nacional com a União Europeia, para assim gastar mais com obras públicas. "Vamos em frente. É isso que os italianos querem de nós. Já temos o cronograma. Esta votação permitirá investir ainda mais em obras importantes, em rodovias, portos e aeroportos. Temos um mandato claro, para ir adiante e fazer o que é necessário", disse Salvini.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Catilinário
2019-05-27 14:22:20Este resultado, na Itália, é um vergastada na política do Vaticano, sob a direção do papa Bergolio, com suas intervenções na política de migração. O dever de um Papa é cuidar da unidade da Fé e não favorecer imigrações desordenadas (com claro viés de tráfico humano). Salvini está se mostrando com mais bom senso que Francisco. E faturou alto nas eleições do Parlamento Europeu.
BRUNO
2019-05-27 14:19:50Gosto do Salvini: ele é o Bolsonaro que deu certo.
Joséf
2019-05-27 12:31:30Será que a mídia italiana tá dando destaque a esta vitória. É mais uma prova que aos poucos a esquerda está se desfazendo.