Van Hattem obtém assinaturas necessárias para protocolar 'CPI do Xandão'
O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) vai protocolar em instantes a CPI do Abuso de Autoridade, apelidada nos bastidores da Câmara como 'CPI do Xandão'. Ele conseguiu 181 assinaturas, dez a mais que o mínimo necessário. No requerimento, obtido por O Antagonista, o parlamentar defende a apuração de "violações de direitos e garantias fundamentais, prática de...

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) vai protocolar em instantes a CPI do Abuso de Autoridade, apelidada nos bastidores da Câmara como 'CPI do Xandão'. Ele conseguiu 181 assinaturas, dez a mais que o mínimo necessário.
No requerimento, obtido por O Antagonista, o parlamentar defende a apuração de "violações de direitos e garantias fundamentais, prática de condutas arbitrária sem a observância do devido processo legal, inclusive a adoção de censura e atos de abuso de autoridade, por membros do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal".
São apontados como fatos determinados para a investigação parlamentar o caso de busca e apreensão contra empresários bolsonaristas que defenderam o golpe em grupo de WhatsApp privado, o bloqueio das contas bancárias de 43 pessoas físicas e jurídicas suspeitas de financiarem bloqueios rodoviários e a censura a parlamentares, ao economista Marcos Cintra, à produtora Brasil Paralelo, ao jornal Gazeta do Povo e à Jovem Pan.
"É papel deste parlamento investigar qualquer tipo de abuso que possa ter sido cometido por quaisquer tipos de autoridades porque entendemos que ninguém, absolutamente ninguém, pode estar acima da lei", disse Van Hattem, em suas redes sociais.
Segundo ele, a atuação de Alexandre de Moraes e outros ministros do STF e do TSE não contribuem para a democracia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
André
2022-11-24 21:53:35Concordo c/ Van Hattem. Viva a Lava Jato!
Eduardo
2022-11-24 16:31:29Já era ora do Congresso incomodar, na letra constitucional, os supremacistas que, prepotentemente, esbanjam poder, arrogância, distribuindo atos personalistas e descolados da Constituição, portanto, injustos e aa margem da sua missão institucional. Vem, na verdade, muito tardia. Se o Congresso tivesse agido em consonância com os anseios da Sociedade, não teríamos esse quadro patético descortinado pelas eleições 2022 plantando um futuro obscuro e muito ameaçador para a Democracia.
Arnaldo
2022-11-24 15:52:03O NOVO envelheceu muito rápido! Por que não pediu para investigar as aberrações e abusos do bolsonaro e da família dele?
Gilnei Carvalho Ocacia
2022-11-24 14:29:29Ninguém pode estar acima da lei. Mas para o novo puxadinho do PL, o Boçal Psicopata pode. É muita cara de pau.
Sônia Adonis Fioravanti
2022-11-24 14:25:31PQUE não cuida do caos provocado pelos bolsominions nas rodovias ??0