O diálogo de surdos entre Joe Biden e Xi Jinping
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encontrou-se nesta segunda, 14, com o presidente da China, Xi Jinping, em Bali, na Indonésia (foto). Após a reunião de três horas, a Casa Branca soltou um comunicado e as agências oficiais chinesas publicaram uma nota sobre o que os dois falaram. Mas as diferenças entre os dois...
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encontrou-se nesta segunda, 14, com o presidente da China, Xi Jinping, em Bali, na Indonésia (foto).
Após a reunião de três horas, a Casa Branca soltou um comunicado e as agências oficiais chinesas publicaram uma nota sobre o que os dois falaram.
Mas as diferenças entre os dois relatos são mais numerosas que as semelhanças. Os americanos afirmam que os dois falaram sobre os direitos humanos de maneira ampla e sobre as ações do governo comunista em Xinjiang, no Tibet e em Hong Kong, mas os chineses não tocam nesses assuntos.
A Casa Branca também diz que Biden levantou a questão da "guerra brutal da Rússia contra a Ucrânia" e das "ameaças irresponsáveis" de Putin sobre o uso de armas nucleares — temas que os chineses também não citam. Os asiáticos falam só em evitar confrontos e manter a estabilidade no mundo.
Os chineses, por sua vez, afirmaram que Biden não busca conter o desenvolvimento econômico da China, mas o que os americanos disseram é que continuarão competindo vigorosamente com Pequim, de forma responsável.
Em comum, os dois relatos dizem que os líderes prometeram manter o status de Taiwan, que manterão os canais de comunicação abertos e discutirão questões climáticas e de segurança alimentar. E só.
Se o objetivo de Biden era trazer a China mais perto dos Estados Unidos e mais longe da Rússia, na esperança de enfraquecer Putin, isso não aconteceu.
"Não saiu nenhuma declaração crucial. Foi um não evento. A China não se comprometeu com nada", diz o economista Roberto Dumas Damas, autor do livro China X EUA.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Amauri
2022-11-15 14:50:46Já está mais na hora do Biden se recolher a um asilo, velho inútil
KEDMA
2022-11-15 10:59:37É um diálogo de surdos que se estende para todos os lados na nossa sociedade.
Ricardo
2022-11-15 10:41:03Duda Teixeira é o único jornalista da crusoe que leio, ele salva a revista, por que os demais não entendem nada de política e colocam as opiniões pessoais nas análises e se consideram o centro do universo. Só falta pintarem o cabelo
Carlos Renato Cardoso da Costa
2022-11-15 07:32:42A verdade estará, provavelmente, no meio, como hábito.