Juiz livra Joesley e Palocci de denúncia de fraudes no BNDES
O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, rejeitou nesta quinta-feira, 23, a denúncia da operação Bullish contra o empresário Joesley Batista, o ex-ministro Antônio Palocci (foto) e cinco ex-funcionários do BNDES. Eles foram acusados pelo Ministério Público Federal de participar de um esquema de fraudes para beneficiar as empresas...
O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, rejeitou nesta quinta-feira, 23, a denúncia da operação Bullish contra o empresário Joesley Batista, o ex-ministro Antônio Palocci (foto) e cinco ex-funcionários do BNDES. Eles foram acusados pelo Ministério Público Federal de participar de um esquema de fraudes para beneficiar as empresas dos irmãos Batista em financiamentos do banco estatal.
Na mesma decisão, o magistrado aceitou a denúncia contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho e outros três acusados de participar do esquema. Os investigadores apontam que as operações do BNDES para favorecer a empresa teriam causado prejuízo de 1,86 bilhão de reais. .
Em relação a Joesley, que fechou um acordo de colaboração com a Procuradoria Geral da República, o magistrado apontou que o empresário não confessou os crimes apontados na investigação e o próprio depoimento do colaborador ao Ministério Público Federal não é elemento suficiente para sustentar as acusações.
Quanto a Palocci, o juiz Marcus Vinícius considerou que a investigação não trouxe indícios suficientes de que ele teria cometido crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, gestão fraudulenta, prevaricação financeira e lavagem de dinheiro.
"As declarações de ambos os colaboradores, prestadas sob compromisso e com robustas repercussões em suas esferas pessoais e processuais, reputam-se idôneas até que se prove o contrário. Por outro lado, a simples afirmação de Joesley de que 'Palocci poderia intervir em seu favor em algum momento' , à toda evidência não se presta a comprovar a prática de ilícito penal por esse último", assinala o magistrado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
João
2019-05-24 08:48:43por enquanto as nuvens negras estão indo em direção do STF. por que o ministro Gilmar Me..... esta sumido nestes dias tá de ferias ou vocês deram uma trégua ao patife !!!!
SHERI KHAN
2019-05-24 08:41:37agora sei a razão pela qual a justiça possui venda nos olhos, é para não enxergar o óbvio!
XandeSilva
2019-05-23 22:50:12Só tem uma saída: paredão para esse corja e os direitos humanos que vá a merda!
Catilinário
2019-05-23 22:15:17Operação abafa lava-jato. Aos poucos, os ratos são se escondendo em "cantinhos escuros", até conseguirem passar férias em Nova York ou Miami.
Márcia
2019-05-23 22:15:11Repito, a JBS tem muito cacife para corromper e ameaçar.
JOAO
2019-05-23 21:40:54Em outras palavras, o crime compensa para uns e para outros não.
André
2019-05-23 21:14:22Ou esse ministério público e uma bosta, ou o crime compensa. São todos bandidos. Vermes paridos de úteros malditos.
LuisR
2019-05-23 20:56:30Juizes... by the book@!
Nisk
2019-05-23 20:50:50Deveriam deixar pra lá,pois não serão punidos e nem devolverão o roubo;a sim mais gastos com mpf com investigação e qtas instâncias eles terão a chance de recorrer pra no final ser emitido um tal de HC e tds viverão felizes para sempre com a consciência tranquila de q as pessoas q estão morrendo nas filas de hospitais,desempregados e famintos não são culpa deles.