Bolsonaro é contra cobrar mensalidade em universidades
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta quinta-feira, 23, que é contra a cobrança de mensalidades nas universidades brasileiras para estudantes. Tanto para os que estão na pós-graduação, como sugeriu o ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), como os da graduação, como defende o governador da Bahia, Rui Costa, do PT, atualmente tendo de...
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta quinta-feira, 23, que é contra a cobrança de mensalidades nas universidades brasileiras para estudantes. Tanto para os que estão na pós-graduação, como sugeriu o ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), como os da graduação, como defende o governador da Bahia, Rui Costa, do PT, atualmente tendo de lidar com uma greve de universidades do estado.
No café da manhã com jornalistas, Bolsonaro afirmou que a cobrança iria estimular os alunos com capacidade de pagar a irem estudar fora do país, afetando negativamente o ensino superior e a pesquisa científica no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Márcia
2019-05-23 23:44:22Quando fiz faculdade na Federal se pagava uma taxa na matrícula e para tal tinha que levar comprovante de rendimentos dos pais, com isto entrava em uma faixa de isento ou não. Mas o que é preciso, creio eu, é abrir as Universidades para prestar serviço para o privado, deixando que a indústria invista em pesquisas dentro da Universidade.
Lucia
2019-05-23 21:54:29Só falta agora inventarem uma cobrança para o uso dos hospitais!!
Mario
2019-05-23 21:52:52Não sou a favor da privatização do ensino, mas de que quem usa pague seu "material de consumo ou manutenção prediais etc", até como meio de exigir boas condições físicas do ensino. O ensino em si, os professores, a pesquisa, etc não seriam pagos. Poderia ter isenção quem demonstrasse baixa renda per capta familiar. Acho isso justo com quem constrói o País sem fazer uso de uma cadeira na sala.
JOSHUA
2019-05-23 20:24:42Tenho aprendido muito com Bolsonaro. Muito mesmo. Ele desconhece sua capacidade de instruir as pessoas de certa lucidez (fanáticos não servem). Fiquei mais sábio e passei a adotar o seguinte método: tudo o que sair daquela boca-de-latrina: 1 - eu entenderei o contrário. 2 - eu analisarei onde está a cretinice ou o pulo-do-gato. 3 - eu refutarei. 4 - eu distorcerei a armadilha embutida ali. Recomendo esse método. Parece lição de Contra Espionagem, onde se aprende a descobrir a INTENÇÃO OCULTA.
José
2019-05-23 20:03:49...essa eu não entendi.Quem pode paga e financia quem não pode.Cotas pode!... querem "justiça social" ou "populismo deletério"?
Mônica
2019-05-23 18:29:08Bolsonaro tem que deixar de ser esse populista babaca que isso já está enchendo a paciência das pessoas que votaram nele.
Max
2019-05-23 18:07:26Esse ministro já "deu tiros no pé" suficientes e o capitão só está jogando água fria em mais essa atravessada sem combinar com o chefe. Para evitar perguntas "provocantes" da imprensa comuna, saiu com essa de que espantaria os alunos com capacidade de pagar, prejudicando o ensino superior e a pesquisa. O capitão foi prudente. Ufa! Acertou desta vez. Espero que se lembre de dar uma canelada neste ministro bocão.
TANIA
2019-05-23 17:58:36Você tem meios de saber quem tem e quem merece uma bolsa. Em Portugal aceitam a nota do Enem e há vagas e uma seleção depois um custo muito menor que aqui no Brasil e nem se compara o nível. Os pais preferem pagar a diferença em alimentação e moradia porque a experiência de estudar fora amadurece. Não faltam vagas e oportunidades para estudar.
TANIA
2019-05-23 17:54:45Hoje os jovens que podem estudam no exterior por causa da qualidade. Bons jovens estão indo embora. Na minha família é a maioria. Há anos existe essa tendência porque os últimos anos acabaram com o país com violência e IDH. Temos que investir muito só com parceria privada. O jovem valoriza mais quando contribui com dinheiro ou conquista bolsa por competência. Sou a favor de cobrar ensino superior principalmente as pós graduações oferecendo muitas bolsas de incentivo e parcerias privadas.
Jose
2019-05-23 17:24:59Presidente está errado. Todo mundo deveria pagar além do que se paga de impostos. Quem não pudesse receberia bolsa de estudos. Quem pudesse pagaria. É besteira pensar que a elite brasileira pagaria 60-70 mil dólares por ano pra um filho estudar no exterior. Até porque a elite brasileira não liga muito para a educação e prefere ter tudo de graça.