'Ninguém quer uma regulação como Cuba', disse Lula. E os cubanos?
Em entrevista ao podcast Flow nesta terça, 18, o ex-presidente Lula defendeu —mais uma vez — a regulação da mídia. Mas tentou fazer uma ressalva. "Não estou falando de censura. Eu sou inimigo da censura. Entrei na política contra a censura. O que eu estou falando é que tem coisas que a sociedade tem que...
Em entrevista ao podcast Flow nesta terça, 18, o ex-presidente Lula defendeu —mais uma vez — a regulação da mídia. Mas tentou fazer uma ressalva.
"Não estou falando de censura. Eu sou inimigo da censura. Entrei na política contra a censura. O que eu estou falando é que tem coisas que a sociedade tem que participar para mudar", disse o candidato petista. "A gente pode fazer uma regulação como a legislação inglesa, como a legislação americana, como a legislação alemã. Ninguém quer uma regulação como Cuba. Ninguém quer uma rádio que só fala aquilo que interessa ao governo. Ninguém assiste. Ficaria chato para caramba. O que nós queremos é uma coisa plural, em que todo mundo tenha direito de participar."
Lula está certo ao dizer que ninguém quer uma regulação como Cuba. Mas o que surpreende é o seu completo descaso pela situação dos cubanos, o quais só têm à disposição veículos "que só falam aquilo que interessa o governo". Todos os jornais e os canais de televisão seguem obedientemente a linha oficial, como o Granma, o Trabajadores, o Juventud Rebelde ou a Cubavisión. Por causa disso, ninguém assiste. O desinteresse é tão grande que os jornais antigos são vendidos por idosos nas esquinas pelo mesmo preço dos novos. Ninguém os lê. Servem apenas como papel higiênico.
Tem sido assim há seis décadas. Mas o petista sempre se manteve alheio a essa realidade, apesar de ser um visitante habitual da ilha comunista. A última vez em que esteve por lá foi entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. No final do passeio, Lula encontrou-se com os ditadores Raúl Castro e Miguel Díaz-Canel (foto) e divulgou uma carta pública contra a inclusão de Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo.
"Manifesto minha solidariedade a Cuba, à Revolução e ao povo cubano. E reitero meu repúdio a mais essa sordidez, que tem por único objetivo a tentativa de asfixiar nossa Ilha, reforçando o bloqueio e as agressões a ela impostos há mais de seis décadas. Mas Cuba está aí, íntegra, decente, exemplo para o mundo daquela que é maior de todas as virtudes, a solidariedade humana", escreveu Lula na carta.
Sobre a falta absoluta de liberdade dos cubanos, Lula nunca disse uma palavra. Nenhum sinal de solidariedade humana.
"Lula deveria começar a entender o que os cubanos querem perguntando diretamente aos seus cidadãos, e não a seus amigos do Partido Comunista, em Havana", diz Juan Antonio Blanco, diretor da Fundação Direitos Humanos em Cuba. "Regulamentar a mídia é a forma elegante com que os repressores de ideias têm para esconder sua vocação ditatorial."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria Vilma Freire
2022-10-20 13:25:54Você está insinuando que Lula pode ser um ditador, se entrar no poder. Ele mostrou esta postura nos 8 anos que governou? E Bolsonaro não é um ditador de verdade? Fazer oposição ao Lula agora é propaganda para o Bolsonaro!!! É está a posição da Crusoé???
MARIA LIEGE DE SOUSA LEITE BARCIA
2022-10-20 12:06:57O que vcs querem é que o Bradil diga a Cuba o que deve ser feito?. Não! Cada país tem sua autonomia e isto deve ser respeitado, embora não concordemos com regimes que inibam a participação da sociedade.
MARCOS
2022-10-20 11:34:43A fala de Lula, para abrandar sua rejeição por democratas, só engana quem deseja ser enganado
GIL FERREIRA FERNANDEZ
2022-10-20 11:29:22Infelizmente os eleitores do lula(drão) não têm ou não querem ter essa informação dentre todas as outras com as contradições dele.
André
2022-10-20 09:18:10Se Lula mudou o estatuto do BNDES para doar nosso dinheiro (~1 bilhão de dólares) a Cuba, incluíndo a propina Lula/PT p/ a Odebrecht fazer o porto de Mariel, acho que Lula deveria ir morar no paraíso cubano, implantando sua "tecnologia" cleptocrática em Cuba por lá, não aqui no Brasil e América do Sul! Viva a Lava Jato!
PAULO JOSE DE SOUZA MEIRELES
2022-10-19 19:22:51Este Duda Teixeira é boçal. 2022, guerra do Putin, matança de civis, destruição de infraestrutura, e Duda vêm com a questão de Cuba. Duda, o Brasil tem algum risco e enveredar pelo caminho da ilha do Castro? NÃO. Deveriam estar pressionando o Lula, se ele acha moral comprar óleo da máquina de guerra russa. Isso é relevante. Lula gostar do regime cubano, é problema pessoal e de caráter dele. Comprar óleo de um carniceiro, deveria ser uma preocupação moral de todos brasileiros.
Sergio
2022-10-19 18:50:18Lula já passou da idade de mudar de ideia a respeito de muitas coisas, vai prosseguir nessa conversa de "seca Lourenço" até a derradeira morada...
Dulce
2022-10-19 13:35:56Lula é um humano abjeto. Quando não está mentindo está endeusando a si próprio. Está velho, com o mesmo discurso dos anos 80, errando a língua pátria como na década de 70. Quem não sofre de amnésia não dá cartaz a esse velhaco. Amigo e incentivador de ditaduras sanguinárias que mantêm seu povo à míngua enquanto tornam-se nababos às custas do sangue deles. Lula é igual. Uma sanguessuga asquerosa.
NESTOR
2022-10-19 13:35:14Que tristeza....escolher um fanfarrão, ignorante, grosseiro, mentiroso ou um corrupto julgado, condenado, delatado por parceiros, também mentiroso e cercado por corruptos? Vamos escolher o "menos pior". No mínimo, o Bozo leva vantagem porque ficará só mais 4 anos e impede a volta do Corrupto que ele ressuscitou ....
Marcello
2022-10-19 13:29:35E o JB já prestou solidariedade ao Putin… Duas tranqueiras, Lula e JB!