PF também abre inquérito sobre pesquisas eleitorais
A Polícia Federal (foto) abriu nesta quinta (13) um inquérito contra institutos de pesquisa após erros nos principais levantamentos. A polícia pretende investigar se eles agiram para prejudicar intencionalmente a campanha de reeleição de Jair Bolsonaro (PL). A ação é uma resposta a solicitação do ministro da Justiça, Anderson Torres (foto), a quem a PF...
A Polícia Federal (foto) abriu nesta quinta (13) um inquérito contra institutos de pesquisa após erros nos principais levantamentos. A polícia pretende investigar se eles agiram para prejudicar intencionalmente a campanha de reeleição de Jair Bolsonaro (PL). A ação é uma resposta a solicitação do ministro da Justiça, Anderson Torres (foto), a quem a PF é subordinada, em 4 de outubro.
O pedido de Torres foi feito após as divergências entre o resultado das urnas no primeiro turno, no último dia 2 de outubro, e os “retratos” apontados pelos maiores institutos de pesquisas eleitoral do país, em especial Datafolha e Ipec.
No caso da Presidência, ambos previram vitória de Lula (PT) sobre Bolsonaro por uma diferença de 14 pontos, que foi apenas 5 pontos ao final da apuração.
A responsabilidade pelo inquérito ficará com a Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência da PF no Distrito Federal.
Mais cedo, o Cade, órgão de defesa da concorrência também ligado ao Ministério da Justiça, também abriu inquérito administrativo para apurar a suposta formação de cartel pelos institutos Datafolha, Ipec e Ipespe.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Maria
2022-10-14 14:47:33A PF de Bolsonaro e sua incompetência, só faz o que o autocrata manda, queriam investigar algo que não é de sua competência
NESTOR
2022-10-13 21:00:18Devem ser investigados mesmo! impossível distorções tão grandes. porque a Paraná Pesquisas tem avaliações mais reais? porque um banco financia pesquisas públicas? para manipular o mercado!! Se fossem para traçar estratégias, fariam pesquisas particulares. porque sempre os Institutos ligados à esquerda fornecem resultados totalmente irreais? porque recebem para isso!! São vigaristas...têm de ser investigados!