Brasil rejeita condenação da Rússia pela OEA
O Brasil não assinou uma declaração de apoio à Ucrânia contra a invasão da Rússia, que condenava o regime de Vladimir Putin, lida nesta quinta (6) na reunião anual da OEA (Organização dos Estados Americanos) em Lima, no Peru. Argentina e México também não estão entre os 24 países signatários do documento, informa a agência...

O Brasil não assinou uma declaração de apoio à Ucrânia contra a invasão da Rússia, que condenava o regime de Vladimir Putin, lida nesta quinta (6) na reunião anual da OEA (Organização dos Estados Americanos) em Lima, no Peru.
Argentina e México também não estão entre os 24 países signatários do documento, informa a agência France Presse.
Apresentado pela Guatemala, o texto faz uma "condenação renovada e forte da invasão ilegal, injustificada e não provocada da Ucrânia". A declaração também expressa "imensa preocupação com a indiferença e o desprezo por parte da Federação Russa às exortações da OEA para a retirada de suas forças militares da Ucrânia, dentro de suas fronteiras reconhecidas internacionalmente".
Presente à reunião na capital peruana, o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken (foto), elogiou a aprovação do texto. Ele pediu à OEA rejeição "inequívoca de qualquer tentativa de anexar ilegalmente o território ucraniano".
Na sexta-feira passada (30), durante a reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil —juntamente com China, Índia e Gabão— se absteve na votação de uma resolução que condenava a anexação de quatro províncias ucranianas, depois de "referendos" fraudulentos promovidos pela Rússia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Marcos
2022-10-07 17:21:08Não se esqueçam que só salvamos a Amazônia com voto contrário que a Rússia deu a nosso favor guando a França queria globalizar nossa floresta 🌳
Salvator Licco Haim
2022-10-07 13:44:14O Brasil está errado nesta “neutralidade”
Marcello
2022-10-07 12:39:22Brasil: um pigmeu diplomático! (mesma estatura de seus dirigentes!)
Patrícia Leite Laper
2022-10-07 10:04:53Lamentável! Que triste o papel do governo na área internacional.
André
2022-10-06 22:41:39Que vergonha Bolsonaro! A Rússia apoia Maduro, amigo d Lula, fontes d sérias preocupações por termos 1 país q não respeita fronteiras suprindo e apoiando 1 ditadura sanguinária e incompetente nas nossas fronteiras do norte. Bolsonaro, q catzo de militar é você? Puxa saco d Putin, d Trump, que vergonha! Não vou votar em Lula mas acho q vou anular meu voto! Quais são seus planos p/ economia, meio ambiente, Amazônia e biomas, política indigenista, garimpo ilegal, educação, saúde, fome, defesa?
Joao
2022-10-06 21:53:58Saiu Ernesto Araújo, que achava até bom o Brasil ser considerado um pária da comunidade internacional, entrou outro que continua deixando o país dar vexame.