Datafolha presidencial: distância de Lula para Bolsonaro se mantém
O Datafolha divulgou na noite desta quinta (15) sua mais recente pesquisa de intenção de voto para a Presidência do Brasil. Ela mostrou estabilidade na disputa entre Lula (PT, na foto) e Jair Bolsonaro (PL, na foto). O petista manteve os mesmos 45% da pesquisa anterior, divulgada em 9 de setembro. O presidente, por sua...
O Datafolha divulgou na noite desta quinta (15) sua mais recente pesquisa de intenção de voto para a Presidência do Brasil. Ela mostrou estabilidade na disputa entre Lula (PT, na foto) e Jair Bolsonaro (PL, na foto).
O petista manteve os mesmos 45% da pesquisa anterior, divulgada em 9 de setembro. O presidente, por sua vez, oscilou um ponto para baixo —dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos— e tem 33% agora.
Ciro Gomes (PDT) oscilou um ponto para cima, de 7% para 8%; Simone Tebet (MDB) manteve os mesmos 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 1% para 2%. Outros não pontuaram; brancos/nulos são 4%, e há 2% de indecisos.
Contando apenas votos válidos, sem brancos e nulos, Lula soma 48% —insuficientes para lhe dar a vitória em primeiro turno, mas dentro da margem de erro— e Bolsonaro, 36%. Em um eventual segundo turno entre os dois, o petista teria 54% dos votos, e o presidente, 38%; nesse segmento da pesquisa, Lula oscilou um ponto para cima e Bolsonaro, um para baixo ante a semana passada.
A rejeição aos dois principais candidatos ao Planalto também ficou estável em relação ao levantamento de 9 de setembro: o presidente oscilou para cima, de 51% para 53% de rejeição, e o ex-presidente oscilou para baixo, de 39% a 38%.
O Datafolha também pediu que os entrevistados avaliassem o governo de Jair Bolsonaro: o índice daqueles que o veem como “ótimo ou bom” oscilou negativamente dentro da margem de erro de dois pontos, de 31% para 30% dos entrevistados. A avaliação como “ruim ou péssimo” oscilou para cima, de 42% para 44%, e a taxa dos que o consideram “regular” manteve-se em 25%.
O instituto perguntou ainda aos eleitores sobre a confiança que eles têm nas declarações do presidente. As taxas de “sempre confia” e de “nunca confia” oscilaram um ponto para cima, para 21% e 51% respectivamente.
O Datafolha ouviu 5.926 pessoas em 300 cidades brasileiras, entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
PAULO JOSE DE SOUZA MEIRELES
2022-09-16 20:09:07Bolsonarista diz que a Globo é mentirosa, mas usa reportagem da emissora para dar credibilidade quando ataca o Lula. Pesquisa é tendência. O esperado num 2° turno entre o Lula e o Bolsonaro, e o esperado é o que geralmente acontece, é a vitória do petista. A única capaz de vencer o líder nas pesquisas é a Sim🇧🇷ne 15, caso ela consiga chegar no 2° turno. Bolsonarista vote na Sim🇧🇷ne 15.
Carlos Airton Santiago Cardoso
2022-09-15 23:35:44todo mundo sabe que as pesquisas do Datafolha são fajutas e tendenciosas.
Nyco
2022-09-15 23:30:07Datafolha - Um instituto de pesquisa, esquerdopata, que pertence ao grupo uol/folha SP, que não vai ter o mesmo destino do IBOPE porque faz parte de um conglomerado de comunicação e pode mentir à vontade.