PF quer indiciar Bolsonaro por fake news sobre Covid
A Polícia Federal pediu autorização a Alexandre de Moraes para indiciar Jair Bolsonaro (foto) pela prática de crime ao disseminar notícias falsas sobre a Covid e desestimular o uso de máscaras de proteção. Também solicitou permissão para tomar o depoimento do presidente sobre o caso, relata O Globo. A investigação apura informações divulgadas por Bolsonaro...
A Polícia Federal pediu autorização a Alexandre de Moraes para indiciar Jair Bolsonaro (foto) pela prática de crime ao disseminar notícias falsas sobre a Covid e desestimular o uso de máscaras de proteção. Também solicitou permissão para tomar o depoimento do presidente sobre o caso, relata O Globo.
A investigação apura informações divulgadas por Bolsonaro em uma live que o presidente realizou em junho do ano passado. Na ocasião, ele citou uma relação inexistente entre a vacina contra Covid e aumento no risco de desenvolver Aids.
De acordo com o relatório da Polícia Federal, essa associação poderia ser classificada como uma contravenção penal, infração considerada de menor gravidade, de "provocar alarme a terceiros, anunciando perigo inexistente".
Outro trecho, entretanto, foi considerado mais grave: nele Bolsonaro mencionou a fake news de que as vítimas da gripe espanhola morreram mais por causa do uso de máscaras do que pela gripe. Para a PF, a fala se enquadra no delito de "incitação ao crime", que prevê pena de detenção de três a seis meses ou multa.
O relatório parcial da corporação afirma ainda que essas informações falsas foram produzidas pelo ajudante-de-ordens do Palácio do Planalto, Mauro Barbosa Cid, e disseminadas de forma consciente pelo presidente da República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Sônia Adonis Fioravanti
2022-08-18 20:26:05E agora DR PIROGA DA SAÚDE DETONANDO COM O SUS .
André
2022-08-18 17:59:36Claro! Tem que indiciar mesmo! Quem não tem competência não se estabelece. Não sabe q como representante máximo da Nação tem que pensar antes de falar? Não é preparado para presidir um país do porte do Brasil! Votei nele e me arrependo demais! Vou votar na Simone Tebet ou no Luiz Felipe d'Ávila
Amaury G Feitosa
2022-08-18 12:25:30A briosa e republicana PF deveria explicar à nação por que os ladrões que roubaram a grana em plena pandemia crime hediondo contra a nação inclusive comprando sem receber equipamentos HIPER-FATURADOS em lojas de maconha TODOS ESTÃO impunes e candidatíssimos? pelo visto a ditadura se alastra e tutela pelo medo as instituições sérias do Estado ... eu cidadão indignado e dizendo a absoluta verdade serei respondido a sério? ou serei citado como feiquinista? duvido não.
GILSON ZORZETTI TEIXEIRA
2022-08-18 10:50:14Balela da PF, isso é só para tirar um pouco o foco do emparelhamento e da subordinação da instituição para com o executivo.
Ivan
2022-08-18 10:26:10O desespero do gado está cada vez maior. Vão perder a boquinha. Ou será que são apenas idiotas que acreditam nas asneiras que escrevem?
Nyco
2022-08-18 09:21:25Estão sem assunto? ... Requentando fofocas antigas? ... É por isso que este folheto está em vias de fechar as portas, o Diogo Maisnada viu o barco fazendo água e já se jogou na água.
Ivan
2022-08-17 22:44:33Esse psicopata tinha que ser internado. Aliás se ele fosse impedido de concorrer Lula perderia a eleição. Bolsonaro é um desastre para a direita democrática.
Marco
2022-08-17 22:32:31A Policia Federal parece que estar sem muita coisa para fazer, não é?
André
2022-08-17 22:04:27Uau! Milagre!, começo a acreditar nas nossas instituições! Já li q vão impugnar a candidatura do Ficha Suja Lula Capivara da Silva e agora já podem impugnar também a candidatura do idiota causador de milhares de mortes por Covid q, entre outras aberrações cretinas e irresponsáveis, no auge da pandemia da Covid 19 espalhou fake news pessoalmente, ao vivo!