Em posse no TSE, Moraes é aplaudido de pé, menos por Bolsonaro
Em sua cerimônia de posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, nesta terça-feira (16), Alexandre de Moraes (foto) foi aplaudido de pé pelos presentes —menos por Jair Bolsonaro e seu filho 02, o vereador Carlos. No seu discurso, Moraes defendeu o sistema eletrônico de votação e disse que as urnas atuais são motivo de “orgulho...
Em sua cerimônia de posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, nesta terça-feira (16), Alexandre de Moraes (foto) foi aplaudido de pé pelos presentes —menos por Jair Bolsonaro e seu filho 02, o vereador Carlos.
No seu discurso, Moraes defendeu o sistema eletrônico de votação e disse que as urnas atuais são motivo de “orgulho nacional”, em um recado direto ao presidente, que vem questionando o sistema eleitoral sem nunca ter apresentado provas. O ministro do STF recebeu aplausos por aproximadamente um minuto.
"A liberdade de expressão não é liberdade de destruição da democracia, de destruição e da honra e dignidade alheias”, acrescentou Moraes em sua fala. O ministro é o relator no Supremo do inquérito das fake news, no âmbito do qual censurou esta Crusoé, que publicou reportagem verdadeira sobre Dias Toffoli.
A solenidade de hoje foi acompanhada por cerca de 50 embaixadores, como os do Japão e Reino Unido, número maior que o de diplomatas presentes à reunião em que Bolsonaro tentou desacreditar as urnas eletrônicas, no dia 18 de julho.
Em uma clara demonstração de força do novo presidente do TSE, também participaram da solenidade 26 governadores, quatro ex-presidentes da República —José Sarney, Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer—, ministros e ex-ministros do STF e integrantes do primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios.
Lula, que lidera as pesquisas presidenciais em 2022, sentou-se exatamente à frente de Bolsonaro, mas na primeira fila da plateia, reservada aos ex-presidentes; o presidente estava acima, ao lado de Moraes e dos chefes dos outros Poderes. Foi o primeiro encontro entre os dois na atual campanha.
Enquanto acontecia a cerimônia, o perfil de Bolsonaro no Twitter tuitou contra Lula e Dilma, ambos sentados à frente dele. "Sem guerra e pandemia, o PT entregou o país à pior recessão de nossa história", escreveu o presidente, acrescentando que os petistas “deixaram para os brasileiros um país devastado".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2022-08-17 18:31:11Precisam contratar um revisor. À frente significaria que Bolsonaro estava atrás de Lula. Em frente seria o correto.
JOSE
2022-08-17 16:30:44eu faria o mesmo também não aplaudiria, não sou muito fã do Bolsonaro não, mas um idiota como esse iMoraes, como anfitrião, não pode tratar o lider maior da nação desse jeito
Alessandro Campos Moreira
2022-08-17 15:13:49Nem perdi meu tempo assistindo a solenidade dos grandes ladrões da república. Aliás, engraçada a expectativa da mídia pelo "primeiro encontro cara a cara entre Lula e Bolsonaro", como se fosse sair porrada entre os dois. Ali é tudo coleguinha. Um não existe sem o outro.
NELSON VIDAL GOMES
2022-08-17 12:22:44Depois de ontem, resta saber hoje o que será o 07 de setembro amanhã. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Maria
2022-08-17 12:14:11A palhaçada foi completa. Imagino , só pena que voou.
Paulo
2022-08-17 11:37:39Vai bater palma para quem o processa ilegal e indevidamente? Bolsonaro foi coerente com suas posições políticas.
Juliano Camargo
2022-08-17 11:11:02Espetáculo grotesco, coroação do mandarim da república, como Napoleão em Roma. Bem que o Bolsonaro fez. Por isso ele é um fenômeno eleitoral enquanto os insípidos da terceira via naufragam.
Marcello
2022-08-17 11:04:28Vi uma foto da cerimônia, com todos em pé cantando o hino nacional. Alguns com as mãos sobre o corações. Algo patético e revoltante, quando se observa o papel de muitos desses no trabalho contra o futuro do Brasil: fim da Lava-jato, liberdade para políticos bandidos e corruptos, leis pró-bandidos, perseguição a quem lutou contra os crimes dos políticos,... Mas, pelo jeito, só nos resta esperar pela justiça divina, que haja caldeirões fumegantes aguardando, na terra do capeta!
CARLOS ROBERTO ALVES DE ABREU
2022-08-17 10:53:55Tinha que ser essa dupla de idiotas - pai e filho, para quebrarem o brilho da cerimonia.
Chiquinha
2022-08-17 09:28:01Imperdível ver o Bolsonaro com aquela cara de paisagem, olhar perdido no horizonte, enquanto falava o Xandão. Devia estar pensando com seus botões: "que diabos estou fazendo aqui? Porque fui ouvir o fdp do Ciro Nogueira, que me convenceu a vir a essa solenidade?"