O melhor método na loucura de Bolsonaro é parar com a loucura
Escrevi recentemente que já não havia método na loucura de Jair Bolsonaro (foto), dada a sua insistência em atacar o processo eleitoral e os ministros do STF. Neste momento, há dois grupos de pesquisas de intenções de voto: as que mostram uma vantagem maior e as que mostram uma vantagem menor de Lula sobre o...
Escrevi recentemente que já não havia método na loucura de Jair Bolsonaro (foto), dada a sua insistência em atacar o processo eleitoral e os ministros do STF. Neste momento, há dois grupos de pesquisas de intenções de voto: as que mostram uma vantagem maior e as que mostram uma vantagem menor de Lula sobre o presidente da República. Independentemente de umas e outras, a impressão que se tem, neste momento, é que o esforço do chefão petista para tentar liquidar a fatura no primeiro turno não terá êxito.
Jair Bolsonaro e os seus seguidores darão, no entanto, outro belo empurrão em Lula, que até agora jogou praticamente parado, se as manifestações de 7 de setembro tiverem palavras de ordem golpistas. O golpismo do discurso bolsonarista, repita-se, é um tiro no próprio pé: ele assusta boa parte dos brasileiros que só se dispõem a votar no chefão petista por receio de uma quartelada, apesar de não existir condição objetiva nenhuma para que os militares tomem o caminho de uma aventura fadada ao fracasso.
A campanha oficial, que começa hoje, é uma boa chance para Jair Bolsonaro tentar trazer para o primeiro plano o tema da corrupção. Não existe corrupção boa, o que o Centrão vem fazendo com a bufunfa das emendas do orçamento secreto é uma vergonha, mas é fato que ninguém supera o PT em matéria de roubalheira de dinheiro público -- e o antipetismo de 2018, a ser reavivado, baseava-se fortemente na moralidade instilada pela Lava Jato muito mais do que em questões ideológicas. O presidente da República poderá, ainda, recorrer à melhora na economia e ao pagamento do aumento no Auxílio Brasil, para acelerar a percepção dos mais pobres de que, finalmente, há uma fresta no final do túnel. Talvez dê tempo para que isso se converta em votos suficientes para alavancar a candidatura do atual inquilino do Palácio do Planalto. Se a alopragem golpista for contida, pode ser que a classe média que tapa o nariz para votar em Lula resolva tapar o nariz para votar em Jair Bolsonaro outra vez.
A um mês e meio do primeiro turno, o melhor método na loucura é parar totalmente com a loucura. Quem não é louco, mas se finge de louco o tempo todo, acaba sendo considerado louco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cirene Costa
2022-08-17 11:13:29Loucura por Ladroagem , OPTEMOS POR SIMONE TEBET .
MARCOS
2022-08-17 08:08:06Não devemos dizer que não temos opção, pois as temos, com o expurgo de SÉRGIO MORO temos SIMONE TEBET, FELIPE DÁVILA OU CIRO.
Nuria
2022-08-17 01:11:24Vamos nos concentrar em fazer crescer SIMONE ou Ciro? Só um dos dois conseguirá nos livrar desse inferno. Nuria
André
2022-08-16 22:12:52Há pouco assisti ao Jornal Nacional da Globo. 2 notícias chocantes ligadas à péssima atuação do atual presidente referentes ao desmatamento e queimadas na Amazônia, no Pará, feitas por grileiros apoiados pela polícia contra os agricultores legalmente lá estabelecidos e sobre a falta de vacinas BCG contra a tuberculose para nossa população infantil por culpa do Ministério da Saúde. Não aguento + ouvir as arengas d Bolsonaro e d Lula e seus bajuladores. Sabino please, ajude a elevar os debates!
André
2022-08-16 21:56:10Caro Mário Sabino, vc é um dos grandes repórteres da Crusoé e do Antagonista. Admiro seus artigos e os leio sempre. Vc é também um ótimo escritor de histórias. P/ favor, ajude a mudar a história destas eleições. Dê espaço a todos, faça debates, entrevistas e teça seus comentários sobre o caráter, competência e capacidade de cada candidato com a ajuda dos seus colaboradores e de outros eventuais, faça o q for possível, não peque por omissão, ajude o Brasil antes que nosso país acabe!
HELVECIO
2022-08-16 19:26:46Mário Sabino você quer que louco seja reeleito? Concordo que o PT mostrou seu lado corrupto várias vezes. A começar em seu primeiro governo no Espírito Santo com Victor Buaiz. Algo que o Brasil esqueceu e o Antagonista nunca disse nada (ao que eu saiba). Apesar de tudo isto, e na falta de uma terceira opção viável nas urnas, não nos resta outra alternativa, a não ser votar no Lula. O Bolsonaro é a coisa mais horrível que vi na vida. Não dá. Espero que desta vez o PT faça um governo melhor.
André
2022-08-16 19:05:52Caro Mário Sabino, seu amigo, o querido Diogo Mainardi, não escondeu sua admiração pelo grande juiz Sérgio Moro q tentou se candidatar a presidente, eu infantilmente me entusiasmei c/ o apoio que o Mainardi deu a ele no Antagonista e copiei e imprimi seus artigos e os distribui um pouco aos amigos, conhecidos e diversos funcionários da minha empresa e do condomínio onde moro. Infelizmente a candidatura de Moro gorou. Assistimos a um estelionato eleitoral feito às claras. Triste, intolerável!
Fernandes
2022-08-16 18:36:58Sabino, me pareceu que vc está querendo orientar Bolsonaro. É isto?! Sou totalmente contra a corrupção lulopetista, como também contra o golpismo de Bozo (embora ambos joguem nos dois times). Mas acho que se Lula ganhar haverá mais controle sobre ele, pelas instituições, do que o contrário. Bozo é INCONTROLÁVEL e ficará muito mais forte e golpista com a reeleição, e a turba reaça-terraplanista também, o que é ainda pior! Difícil escolha, mas prefiro que roubem meu dinheiro que a minha liberdade!
JOEL
2022-08-16 17:33:12LEMBRETE: o brasileiro néscio pode transformar o Brasil em Cuba da noite pro dia; é só votar no ex presidiário de nove dedos e verá reorganizada a quadrilha do NINE, reconvocando todos os demônios que trabalham pra ele, os quais estão desempregados lá na quinta das profundezas do inferno.
Marcelo Euripedes
2022-08-16 17:23:41Já diz o ditado, Cão que ladra não morde. Portanto não haverá golpe. Sendo assim, vou tapar o nariz e votar no Bolsonaro no segundo turno. Fazer o que né?!