Saída russa da Estação Internacional reforça politização do espaço
O diretor-geral da agência espacial russa Roscosmos, Yuri Borisov, disse nesta terça, 26, que seu país deixará a Estação Espacial Internacional depois de 2024. O anuncio foi feito após uma reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Como a Estação tem uma vida útil até 2030, a decisão de abandonar o projeto antes da...
O diretor-geral da agência espacial russa Roscosmos, Yuri Borisov, disse nesta terça, 26, que seu país deixará a Estação Espacial Internacional depois de 2024. O anuncio foi feito após uma reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Como a Estação tem uma vida útil até 2030, a decisão de abandonar o projeto antes da hora mostra uma motivação política, algo que já vinha sendo esboçado pelo governo russo nos últimos meses. Com o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro, o nacionalismo russo se fortaleceu e a cooperação com países do Ocidente ficou mais difícil.
No início de julho, a Roscosmos publicou uma foto de três cosmonautas na Estação Espacial com uma bandeira da região de Luhansk (foto), ocupada por militares russos. "Nós celebramos na Terra e no espaço", dizia a mensagem da agência. Foi um claro uso do espaço para propaganda política.
A saída russa sinaliza uma volta ao passado. "Depois da Guerra Fria, quando os países só colaboravam com aliados que pertenciam aos seus respectivos blocos, o capitalista e o comunista, a Estação Espacial inaugurou uma nova fase, em que as nações poderiam cooperar com quem elas quisessem", diz Raquel Missagia, professora de relações internacionais da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do Instituto de Estudos Estratégicos. "Esse período está acabando, porque a Rússia agora deve construir sua própria estação, assim como a China já está fazendo."
Além de sinalizar o fim de uma cooperação histórica entre 15 países, que começou em 1998, a retirada russa mostra que o efeito das sanções pode ser o oposto do pretendido.
Quando anunciou sanções contra a Rússia, em fevereiro, o presidente americano Joe Biden deixou claro que um dos objetivos era prejudicar o programa aeroespacial russo.
“Cortaremos mais da metade das importações de alta tecnologia da Rússia e isso afetará sua capacidade de continuar modernizando suas Forças Armadas. Isso degradará sua indústria aeroespacial, incluindo seu programa espacial”, disse Biden em um discurso na Casa Branca.
O resultado pode ser conferido no anúncio desta terça. "A Rússia agora irá desenvolver a própria tecnologia. Isso certamente demandará mais tempo, mas ao final acabará fortalecendo o programa espacial russo. Eles passarão a produzir aquilo que antes importavam", diz Raquel Missagia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Maria Helena Soares Mello Da Cunha
2022-07-27 13:28:35Putimínions? Putomínios?
MARCEL
2022-07-27 11:23:30Pelo visto estes marionetes, que insistem em associar nomes feios às suas mães, já partiram para o espaço com a bandeira das áreas "conquistadas" muito antes de a guerra começar.
Victor
2022-07-27 10:57:44Pesquisem sobre a falta de microchips para a indústria de tecnologia russa, fruto da adesão de Taiwan às sanções e o adjetivo que o próprio Putin usou para se referir a isso. A Rússia não para de cavar o próprio buraco em que se meteu, e que já está bem fundo. Tomara que o Brasil não siga pelo mesmo caminho e se torne um país ainda mais fora do circuito econômico mundial.
Maria
2022-07-27 10:07:10Os russos deveriam segurar os cobres e comprar tanques e aviões modernos e também alimentar sua legião de pobres. MS
Alexandre
2022-07-26 20:42:21O que os russos farão é espionar e subornar para conseguir se manter em dia com tecnologias de pontas. O comunismo mostrou que não é capaz de gerar competências nessa área.
Odete6
2022-07-26 18:25:02Sásinhora.... que estupidez inadimissível, sobretudo num ambiente cientifico!!! Esses ""camaradas politicalhas russos"" têm mesmo vocação e amor ao atraso, à perversidade e ao retrocesso!!! Que necrose na espécie Humana é esse nano putin!!!