Moro diz que relação entre mais armas e homícidios não é 'tão clara'
O ministro da Justiça, Sergio Moro (foto), afirmou nesta quinta-feira, 15, que "não é possível uma correlação tão clara" entre a facilitação de acesso às armas prevista no decreto do presidente Jair Bolsonaro e o aumento de homicídios. "Foi uma promessa de campanha do presidente, atendendo à compreensão de que havia o desejo de parte...
O ministro da Justiça, Sergio Moro (foto), afirmou nesta quinta-feira, 15, que "não é possível uma correlação tão clara" entre a facilitação de acesso às armas prevista no decreto do presidente Jair Bolsonaro e o aumento de homicídios.
"Foi uma promessa de campanha do presidente, atendendo à compreensão de que havia o desejo de parte da população em ter o acesso facilitado a armas de fogo”, disse o ministro sobre o decreto.
O comentário foi feito no lançamento do projeto piloto do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, que começará em cinco municípios: Goiânia, Ananindeua, no Pará, Paulista, em Pernambuco, Cariacica, no Espírito Santo, e São José dos Pinhais, no Paraná.
"O critério principal adotado foram os altos índices de crimes violentos, no caso, assassinatos nesses municípios, aliados a outros fatores específicos relacionados especialmente à questão de ser um projeto-piloto", explicou o ministro no lançamento.
Segundo Moro, o ministério vai negociar com estados e municípios ações conjugadas para combater a criminalidade nessas cidades. "Serão realizadas ações políticas de outra natureza, no caso, urbanísticas, sociais, de educação e saúde", acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
RITCHARD
2019-05-16 16:00:48Imprensa: parem de falar contra. Só mostram lados negativos. Se tem 99% para elogiar preferem o 1% para criticar. Globo, Veja, Estado de São Paulo, Folha e agora Antagonista e Crusoé? Tá difícil. A ilha de negativismo do jornalismo.
Cirval
2019-05-16 14:55:33Como bom profissional que é o Moro deveria saber que, se a situação das armas nas mãos de algumas pessoas não lhe dá a certeza (não há uma " correlação tão clara") de resolver os problemas dos homicídios, a medida não deveria ter sido adotada antes da "certificação" ou até de um novo plebiscito sobre o caso. Na dúvida, não se toma uma medida tão drástica. Além disso, o "povo" que aprovou essa medida no voto não é mais aquele original, porque o Bolsonaro foi eleito por exclusão; falta de opção.
Roberto
2019-05-16 12:17:36Moro está correto ! Não existe essa relação entre armas legais e aumento de crimes , inclusive existe um estudo de anos atrás da Universidade de Harvad comprovando isso.
Daniel
2019-05-16 09:56:59O Moro é simplesmente fenomenal. Inteligente e com muito raciocínio lógico.
Mônica
2019-05-16 01:07:11Fantástica a entrevista do ministro. Já cansado e com ar blasé, desconstruiu sem o mínimo esforço as pegadinhas que foram armadas por gente que se acha muito esperta, mas prescinde de capacidade de raciocínio- o que ele tem de sobra. Júlia Petit e o barbudinho, ao tentarem confrontá-lo, conseguiram mostrar como são fracos e despreparados.
TANIA
2019-05-16 00:32:19Moro foi muito bem na entrevista hoje na Globonews. Respondeu bem a perguntas que buscavam um deslize seu. Ele mostrou apoio a JB e explicou bem sobre o uso de armas concordando com o decreto.
Bruno
2019-05-15 23:46:00Claro que não. Após o estatuto do desarmamento a criminalidade aumentou. Venderam para todos que iria diminuir os índices de violência, e aconteceu ao contrário. Na verdade a coisa é muito mais complicada.
Tsuyoshi
2019-05-15 20:05:06Se arma de fogo fosse uma causa de homicídio então a Suíça seria campeão de homicídio, pois o manejo de arma de fogo faz parte da matéria escolar!!!
Vitor
2019-05-15 19:55:50Moro é o melhor.
CARLOS
2019-05-15 19:26:13A chamada correta para a notícia é: Moro acha que a relação de mais armas com mais homicídios não é tão clara.