Irã admite o que todo mundo sabe: o objetivo é a bomba
Em todas as intermináveis negociações com outros países sobre seu programa nuclear, o Irã sempre anunciou que seu propósito era pacífico. Neste domingo, 17, em uma entrevista para a Al Jazeera, Kamal Kharrazi, um dos principais assessores do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou que o país já é capaz de produzir uma bomba...
Em todas as intermináveis negociações com outros países sobre seu programa nuclear, o Irã sempre anunciou que seu propósito era pacífico.
Neste domingo, 17, em uma entrevista para a Al Jazeera, Kamal Kharrazi, um dos principais assessores do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou que o país já é capaz de produzir uma bomba nuclear.
"Não é segredo que o Irã tem os meios técnicos para produzir uma bomba nuclear, mas não houve decisão do Irã de construir uma", disse Kharrazi, que é o diretor do Conselho Estratégico de Relações Exteriores. "Em poucos dias, conseguimos enriquecer urânio em até 60% e podemos facilmente produzir urânio enriquecido em 90%."
A declaração de Kharrazi revela algo que todo mundo sabe, mas poucos tinham coragem de dizer: o Irã sempre buscou a bomba nuclear, e nunca desistiu dela.
Quando o ex-presidente Lula (na foto, com Khamenei) foi até Teerã, em 2010, para assinar um acordo com o então presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad e o turco Recep Erdogan, o objetivo dos iranianos era ludibriar os demais países, enquanto seguia com a produção da bomba em bunkers subterrâneos.
Quando um acordo sacramentado pelo presidente americano Barack Obama foi fechado, em 2015, com a participação de China, França, Rússia, Estados Unidos, Alemanha e União Europeia, o Irã estava somente querendo ganhar tempo e reduzir as sanções econômicas, sem ter de abdicar do seu projeto.
Trump estava certo ao rasgar o acordo feito por Obama, em 2018. O Irã sempre almejou a bomba nuclear. O grande desafio era encontrar uma maneira de impedir que o Irã atingisse o seu propósito, se é que existia alguma maneira de fazer isso.
Agora, a bomba está quase pronta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Antonio
2022-07-19 15:00:21Não há razão para impedir um país de ter a bomba ,se os que já a tem usam disso como geopolítica.
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2022-07-18 17:31:28Israel não vai permitir isso de jeito algum. Se o Irã está assim tão perto de ter uma bomba nuclear (o que efetivamente faz do regime intocável), pode-se esperar violência para breve entre os 2 países.
FERNANDO GOULART
2022-07-18 15:52:29Só um grande inocente pra imaginar que esse governo sórdido do Irã tinha como objetivo melhorias para o país. Com a palavra, ou ação, o governo de Israel.
Davidson
2022-07-18 15:49:35Bomba neles, terroristas do inferno. 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮