Crusoé
20.07.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    As Forças Armadas perderam a chance e o siso

    No governo de Jair Bolsonaro, as Forças Armadas tiveram a chance de mostrar-se uma instituição capaz de represar as alopragens do ex-capitão que se notabilizou, no Exército, por atos de indisciplina. Tiveram a oportunidade de mostrar que realmente haviam se convertido à democracia, depois de impedir que, em 2016, a então presidente Dilma Rousseff decretasse...

    avatar
    Mario Sabino
    3 minutos de leitura 12.07.2022 18:26 comentários 10
    Hospital das Forças Armadas. Foto: Jorge Cardoso/Ministério da Defesa
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    No governo de Jair Bolsonaro, as Forças Armadas tiveram a chance de mostrar-se uma instituição capaz de represar as alopragens do ex-capitão que se notabilizou, no Exército, por atos de indisciplina. Tiveram a oportunidade de mostrar que realmente haviam se convertido à democracia, depois de impedir que, em 2016, a então presidente Dilma Rousseff decretasse o estado de defesa, para tirar da rua os milhares de cidadãos que exigiam o seu impeachment -- e após o general Eduardo Villas Bôas enviar recado ao STF, e aos granadeiros golpistas, sobre os desdobramentos indesejáveis da concessão de um habeas corpus a Lula, antes da prisão do petista, em abril de 2018. Mas as Forças Armadas perderam o pé -- e o siso -- ao transformar-se em "partido militar", como bem definiu uma reportagem desta Crusoé (leia aqui, aberta para não assinantes). Falo de uma posição bastante confortável, porque, ao contrário de muitos dos meus colegas, não demonizei as Forças Armadas ao longo dos últimos anos. Pelo contrário.

    Veja-se a notícia publicada hoje, pelo Estadão, de que os militares organizarão uma fiscalização paralela dos votos nas próximas eleições. De acordo com o jornal, "o plano de fiscalização das Forças Armadas será dividido em oito etapas, seguindo de perto todas as fases do processo eleitoral. Esses oito momentos passam pela lacração das urnas, pelos testes de autenticidade e integridade e pela verificação da totalização dos votos, na qual a contagem é comparada com os boletins de urna impressos. Numa dessas etapas, os militares pretendem cobrar da Corte (TSE) que os equipamentos sejam submetidos a testes".

    Diante dos ataques constantes de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro, que usaria de urnas eletrônicas passíveis de fraude, o TSE achou que neutralizaria o aloprado do Palácio do Planalto -- aloprado, mas com método -- convidando as Forças Armadas para participar da Comissão de Transparência das Eleições. Foi um erro. O partido militar aproveitou-se da brecha para lançar mais dúvidas sobre o sistema e criar mal-estar com os ministros do TSE -- retroalimentando, assim, os ataques de Jair Bolsonaro.

    É caso de se perguntar o que ocorrerá se a fiscalização paralela das Forças Armadas chocar-se com a do TSE. Ainda acho que o partido militar veio para ficar na democracia brasileira e se dará bem mesmo se Lula for eleito. O cabide de empregos continuará cheio de fardas no próximo governo, caso o petista seja eleito, mesmo que com menos presença no primeiro escalão. Ou seja, não haverá golpe. Mas a fiscalização paralela das Forças Armadas, se for minimamente discrepante da oficial, ajudará Jair Bolsonaro a manter-se vivo politicamente. Ele poderá minorar o impacto de uma derrota eleitoral por meio do discurso de que foi vítima de maracutaia. Ter um Jair Bolsonaro à mão parece ser bom para o partido militar, que nisso se iguala ao Centrão, só que com ambições mais a longo prazo e afinidades mais eletivas.

    As Forças Armadas perderam a chance, a oportunidade, o pé e o siso.

    Diários

    Comissão convoca reunião para votar moção de solidariedade a Bolsonaro

    Guilherme Resck Visualizar

    Crusoé nº 376: O equilibrista

    Crusoé Visualizar

    Dobradinha de Lula com STF ataca inimigos comuns

    Duda Teixeira Visualizar

    Dono de ChatGPT derruba Elon Musk e ganha Trump

    José Inácio Pilar Visualizar

    "Precedente perigoso", diz Moro sobre restrições impostas a Bolsonaro

    Crusoé Visualizar

    Governadores defendem Jair Bolsonaro

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A bola negou Pelé três vezes

    A bola negou Pelé três vezes

    Visualizar notícia
    As irrelevâncias de Eduardo Bolsonaro

    As irrelevâncias de Eduardo Bolsonaro

    Visualizar notícia
    Dobradinha de Lula com STF ataca inimigos comuns

    Dobradinha de Lula com STF ataca inimigos comuns

    Visualizar notícia
    Dono de ChatGPT derruba Elon Musk e ganha Trump

    Dono de ChatGPT derruba Elon Musk e ganha Trump

    Visualizar notícia
    O bilionário mercado de relógios usados

    O bilionário mercado de relógios usados

    Visualizar notícia
    O equilibrista

    O equilibrista

    Visualizar notícia
    O governo no ataque

    O governo no ataque

    Visualizar notícia
    Os pontos cegos na decisão de Moraes sobre a tornozeleira

    Os pontos cegos na decisão de Moraes sobre a tornozeleira

    Visualizar notícia
    Os riscos da isenção

    Os riscos da isenção

    Visualizar notícia
    Poder desmoderado

    Poder desmoderado

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Artigo

    Crusoé

    eleições de 2022

    fiscalização paralela

    Forças Armadas

    Jair Bolsonaro

    Mario Sabino

    Partido Militar

    TSE

    < Notícia Anterior

    Base governista tem dificuldade para votar PEC kamikaze

    12.07.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Câmara aprova a PEC kamikaze em primeiro turno

    12.07.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    Mario Sabino

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Paulo Jacomo Negro

    2022-07-17 09:06:18

    O Brasil não pode perder a liberdade .


    Lucia

    2022-07-15 01:09:02

    O Brasil se perdeu! As grandes instituições - Forças Armadas, STF, Tribunais, Congresso, Assembleias Legislativas, etc… são os maiores exemplos de que a corrupção se instalou em todas as esferas e segmentos do poder público! Para mudar esse quadro tínhamos que eleger um indivíduo probo, de moral ilibada e grande saber! Como esse indivíduo está pra nascer e provavelmente só no próximo meio século possa se candidatar, assistimos passivos nosso país se desintegrar!


    Delei

    2022-07-14 08:06:37

    As FAs devem cuidar das fronteiras que são verdadeiras vias para o crime organizado e não ficar se imiscuindo onde lhes cabe.


    Mara

    2022-07-13 17:55:35

    E estão perdendo o respeito do povo. Não cuidam das fronteiras, da Amazônia. Irremediavelmente associadas à cloroquina, à falta de oxigênio, aos testes e remédios vencidos e outras coisas.


    ROMEU

    2022-07-13 17:46:52

    Toda moeda tem duas faces. As forças armadas terão a oportunidade de atestar a eficiência e a segurança das urnas eletrônicas e, consequentemente, atestar a lisura do processo eleitoral. O outro lado dessa questão não nos interessa e pode fazer parte do desmonte das nossas instituições. Neste momento as minhas expectativas apontam para o patriotismo e honra das forças armadas que ao longo da nossa história tem cumprido o sagrado dever de manutenção da paz. Que prevaleça o bom senso e a ética.


    Maria Helena Soares Mello Da Cunha

    2022-07-13 15:19:27

    Sempre pode piorar neste país, impressionante. O congresso deveria já ter impeachado esse louco há muito tempo.


    Fernando

    2022-07-13 12:45:18

    Comentário infantil e desconexo. Se eleito qualquer um dos candidatos segundo essa matéria os militares serão agraciados, porque então a intromissão na fiscalização?


    Ronalde Segabinazzi

    2022-07-13 11:41:36

    Ao contrário do resultado ameno que o Sabino crê que irá acontecer, eu creio que a discrepância vai acontecer de qualquer maneira, o que ensejará a tentativa de golpe para não entregar o poder a Lula.


    Lindomar Paes

    2022-07-13 11:28:47

    Excelente análise. Pena que os problemas econômicos e sociais, sejam utilizados como motes para campanhas contra a Democracia, e ao Estado de Direito...


    Amaury Feitosa

    2022-07-13 11:27:56

    que jornazismo cínico e chinfrim que ignora que as Forças Armadas só podem intervir em casos especiais e sob convocação dos poderes? por que um jornalista sério MENTE, CALUNIA e DIFAMA com narrativa falsa e criminosa já que o citado foi punido apenas uma vez e por reinvidicar salário baixo no governo Sarney um fato inconteste ... tentaram acusá-lo outras vezes sem sucesso pois temiam-no e hoje sabemos o motivo .. quanta canalhice covardia e crime claro e vergonhoso .. Mário Sabino vira lixo.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Paulo Jacomo Negro

    2022-07-17 09:06:18

    O Brasil não pode perder a liberdade .


    Lucia

    2022-07-15 01:09:02

    O Brasil se perdeu! As grandes instituições - Forças Armadas, STF, Tribunais, Congresso, Assembleias Legislativas, etc… são os maiores exemplos de que a corrupção se instalou em todas as esferas e segmentos do poder público! Para mudar esse quadro tínhamos que eleger um indivíduo probo, de moral ilibada e grande saber! Como esse indivíduo está pra nascer e provavelmente só no próximo meio século possa se candidatar, assistimos passivos nosso país se desintegrar!


    Delei

    2022-07-14 08:06:37

    As FAs devem cuidar das fronteiras que são verdadeiras vias para o crime organizado e não ficar se imiscuindo onde lhes cabe.


    Mara

    2022-07-13 17:55:35

    E estão perdendo o respeito do povo. Não cuidam das fronteiras, da Amazônia. Irremediavelmente associadas à cloroquina, à falta de oxigênio, aos testes e remédios vencidos e outras coisas.


    ROMEU

    2022-07-13 17:46:52

    Toda moeda tem duas faces. As forças armadas terão a oportunidade de atestar a eficiência e a segurança das urnas eletrônicas e, consequentemente, atestar a lisura do processo eleitoral. O outro lado dessa questão não nos interessa e pode fazer parte do desmonte das nossas instituições. Neste momento as minhas expectativas apontam para o patriotismo e honra das forças armadas que ao longo da nossa história tem cumprido o sagrado dever de manutenção da paz. Que prevaleça o bom senso e a ética.


    Maria Helena Soares Mello Da Cunha

    2022-07-13 15:19:27

    Sempre pode piorar neste país, impressionante. O congresso deveria já ter impeachado esse louco há muito tempo.


    Fernando

    2022-07-13 12:45:18

    Comentário infantil e desconexo. Se eleito qualquer um dos candidatos segundo essa matéria os militares serão agraciados, porque então a intromissão na fiscalização?


    Ronalde Segabinazzi

    2022-07-13 11:41:36

    Ao contrário do resultado ameno que o Sabino crê que irá acontecer, eu creio que a discrepância vai acontecer de qualquer maneira, o que ensejará a tentativa de golpe para não entregar o poder a Lula.


    Lindomar Paes

    2022-07-13 11:28:47

    Excelente análise. Pena que os problemas econômicos e sociais, sejam utilizados como motes para campanhas contra a Democracia, e ao Estado de Direito...


    Amaury Feitosa

    2022-07-13 11:27:56

    que jornazismo cínico e chinfrim que ignora que as Forças Armadas só podem intervir em casos especiais e sob convocação dos poderes? por que um jornalista sério MENTE, CALUNIA e DIFAMA com narrativa falsa e criminosa já que o citado foi punido apenas uma vez e por reinvidicar salário baixo no governo Sarney um fato inconteste ... tentaram acusá-lo outras vezes sem sucesso pois temiam-no e hoje sabemos o motivo .. quanta canalhice covardia e crime claro e vergonhoso .. Mário Sabino vira lixo.



    Notícias relacionadas

    Comissão convoca reunião para votar moção de solidariedade a Bolsonaro

    Comissão convoca reunião para votar moção de solidariedade a Bolsonaro

    Guilherme Resck
    19.07.2025 08:00 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé nº 376: O equilibrista

    Crusoé nº 376: O equilibrista

    Crusoé
    19.07.2025 07:03 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Dobradinha de Lula com STF ataca inimigos comuns

    Dobradinha de Lula com STF ataca inimigos comuns

    Duda Teixeira
    18.07.2025 16:13 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Dono de ChatGPT derruba Elon Musk e ganha Trump

    Dono de ChatGPT derruba Elon Musk e ganha Trump

    José Inácio Pilar
    18.07.2025 15:56 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso