Barroso manda Planalto reforçar buscas no AM e pede relatório em 5 dias
O ministro do STF Luís Roberto Barroso (foto) determinou nesta sexta-feira (10) que o governo Bolsonaro “adote todas as providências necessárias” para encontrar o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Pereira, desaparecidos no Vale do Javari, no Amazonas. A decisão foi tomada em ação movida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), outras...
O ministro do STF Luís Roberto Barroso (foto) determinou nesta sexta-feira (10) que o governo Bolsonaro “adote todas as providências necessárias” para encontrar o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Pereira, desaparecidos no Vale do Javari, no Amazonas.
A decisão foi tomada em ação movida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), outras entidades indígenas e partidos políticos.
Em sua decisão, Barroso determinou ainda que o governo adote “todas as medidas necessárias à garantia da segurança no local” e apresente, em até cinco dias, relatório contendo as providências adotadas e informações obtidas — sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
“Tal desaparecimento constitui fato público e notório, noticiado por meios de comunicação nacionais e internacionais. As deficiências da atuação da União na proteção à vida e à saúde dos indígenas é igualmente objeto de reiteradas decisões deste Relator”, afirmou Barroso.
Segundo o ministro, “sem uma atuação efetiva e determinada do Estado brasileiro, a Amazônia vai cair, progressivamente, em situação de anomia, de terra sem lei”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sinval
2022-06-11 21:45:41KKK, Senhor Ministro, por que Vossa Excelência na vai pessoalmente procurar os desaparecidos no vale do Javari ?
Carlos Americano
2022-06-11 18:09:27Como assim ?!
Freanco
2022-06-11 17:55:36O que o governo federal tem a ver com aventura inconsequente desses dois? Se vivos, deveria ser presos. O que o STF tem a ver com isso? Te manca barrosim.
Freanco
2022-06-11 17:52:44Esse imbecil arrogante, petista acha que4 manda no poder executivo. Vai te lascar irresponsável.
Joao
2022-06-11 03:26:12Após 24 anos do desabamento do edifício Palace II no Rio de Janeiro o STJ decidiu que as famílias prejudicadas receberão indenização. Agora esse juiz emite ordem ilegal, pois não ė da alçada do Judiciário atribuições do Executivo, e ainda dá prazo de cinco dias. Muitos crimes prescrevem por causa de juízes de baixa qualidade, os mesmos que exigem eficiência e rapidez quando. fazem requisições.
Davidson
2022-06-11 01:33:20stfdp nos dá nojo 🤮🤮🤮🤮🤮🤮
Laercio Turco
2022-06-10 18:20:35Perai...quem é o presidente do Brasil...!!!?? São os ministros do STF em tudo eles metem o bico, como se ninguém fizesse nada, não se incomodasse com nada..!! Só eles entendem de tudo..!! Juiz q entendo julga de forma passiva as ações recebidas..! Agora estam atuando de todas as formas..! Alguma coisa está fora do lugar..!!! Quem será!!!???
Emílio Batista Gomes
2022-06-10 18:06:27Que tal o Min. Barroso determinar um prazo também para que o próprio stf finalize os processos dos políticos que tem foro privilegiado para evitar a costumeira prescrição tão conveniente para os criminosos?? Aí evita-se que concluam que essas prescrições são o objetivo desta corte.
Amaury G Feitosa
2022-06-10 17:43:03Desde quando a corte solta ladrão virou delegacia de policia de bairro? Vergonhosa e estúpida intervenção e eu não dava a mínima mandava plantar chuchu ... triste papel do que deveria ser uma suprema corte a envergonhar a nação cansada de tanto estupro.
Nilson
2022-06-10 17:21:53De novo o ativismo político por quem não teve um voto sequer. Façam uma pesquisa ao cidadão pra saber o que ela pensa em uma instituição não representativa pelo voto popular ficar interferindo o tempo todo no executivo.