Invasão do Capitólio foi “tentativa de golpe” de Trump, diz comissão
A comissão nos EUA que investigou a invasão do Capitólio disse que Donald Trump (foto) orquestrou uma "tentativa de golpe" para se manter na presidência do país, após ser derrotado por Joe Biden na eleição. O presidente da comissão, deputado Bennie Thompson (democrata), afirmou nessa quinta-feira (9), durante audiência televisionada, que o ataque colocou "dois...
A comissão nos EUA que investigou a invasão do Capitólio disse que Donald Trump (foto) orquestrou uma "tentativa de golpe" para se manter na presidência do país, após ser derrotado por Joe Biden na eleição.
O presidente da comissão, deputado Bennie Thompson (democrata), afirmou nessa quinta-feira (9), durante audiência televisionada, que o ataque colocou "dois séculos e meio de democracia em risco" e que Trump liderou "uma conspiração de várias etapas com o objetivo de derrubar o governo eleito".
Já a vice-presidente comissão, deputada Liz Cheney (republicana), disse que o ex-presidente "convocou a multidão, reuniu a multidão e acendeu a chama deste ataque". A invasão do Capitólio, que ocorreu em janeiro do ano passado, terminou com 5 mortos.
A audiência pública dessa quinta-feira (9) foi a primeira das seis que foram agendadas. Trump pode ser processado e, se condenado, pode se tornar inelegível.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Eduardo
2022-06-10 17:12:33La’ existe democracia estável.
FERREIRA
2022-06-10 10:56:24Matou cinco pessoas; enfraqueceu a OTAN e a imagem dos EUA ; gestou um Putin sanguinário; envenenou o cérebro de seguidores; vitaminou ódios e ataques armados gratuitos; esfacelou as bases dos contratos sociais tácitos e implícitos que sustentavam relações de normalidade razoável de pessoas (delas, entre si, delas, com instituições, de instituições com instituições, de agentes do Estado com seus papéis funcionais); enfim, Trump tem que ser enjaulado, pelas mortes e por danos imensos em curso.