A falta de liberdade explica o fracasso da educação
A aprovação do ensino domiciliar, ou homeschooling, pelo Congresso pode abrir caminho para mais iniciativas de parceria público-privadas nas combalidas escolas nacionais
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
O destino da maioria dos estudantes brasileiros hoje é definido pelo seu CEP. É o endereço que determina a alocação dos estudantes nas escolas da rede pública de ensino. E 84% dos alunos no Brasil não têm outra escolha. Caso os pais não estejam satisfeitos, seja porque os filhos não aprendem adequadamente, não há opção. Apesar de o estado gastar — e a escolha do verbo “gastar” em vez de “investir” é proposital — cerca de 6% do PIB em educação, mais que países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, a nossa educação fracassou: 38% dos alunos universitários são analfabetos funcionais. Sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar ou agregar informações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos Renato Cardoso da Costa
2022-06-02 17:49:16Excelente texto. O corporativismo anda lado a lado com a corrupção para explicar o nosso atraso. Tanto nos orçamentos de áreas essenciais para o desenvolvimento do país como educação, saúde, justiça e segurança pública estão engessados na satisfação das exigências corporativas, impossibilitando investimento em investigação, infraestrutura, modernização, etc.
Luciana
2022-06-01 22:20:59Achei o texto muito elucidativo.
Cela Maria Da Silva
2022-05-31 16:42:30Bastante elucidativo. Não tinha informações precisas sobre a questão e não tinha como formar opinião. Ficou mais fácil julgar e formar posição.
Humberto POA
2022-05-31 09:47:45Sou professor federal de exatas e concordo com o texto. São alternativas. Não quer dizer que serve para todas as famílias. E a área de educação no Brasil está bem longe da meritocracia. Muitos alunos entrando no superior sem saber o bem básico de matemática e português. Infinidade de cursos superiores de má qualidade. No ensino básico, 40% das escolas não tem nem saneamento básico e uma grande quantidade carece de professores formados na área que lecionam. Observem o currículo das licenciaturas.
PAULO CEZAR DE OLIVEIRA
2022-05-30 09:26:54Senhore(a)s professores do ensino fundamental (a partir da 5ª série até o Fundamental e especialmente do 3⁰ grau(especialmente áreas de humanas): tomem aí um soco, no estômago. Em parte é graças a vocês, com esse socialismo de cartilha, raso, intelectualóide, que essa ideia de homeschooling ganha adeptos e já foi aprovada na primeira Câmara! Em parte vocês são responsáveis!
PAULO CEZAR DE OLIVEIRA
2022-05-30 08:58:20Homeschooling!! Cinismo puro. A única coisa que temos para identificar nossa brasilidade é o idioma. No mais, como em todo país subdesenvolvido, vigora aqui a desigualdade, o individualismo (herança ibérica). Com todas as mazelas da escola (pública e privada) nossas crianças e adolescentes têm na escola a única oportunidade de um convívio realmente socializador. Depois, ao "cairem" na vida adulta, é cada um por si e tome competição desigual. E tome sociedade egoísta! Dane-se o outro!
Hugo
2022-05-30 08:17:15Matéria tendenciosa, parece até matéria paga. O ensino público nunca foi o problema, a questão é a qualidade de vida das famílias dos alunos. Meus pais sempre estudaram na rede pública e foram muito bem sucedidos na vida.
GEORGIA LACERDA TORRES VALE
2022-05-29 20:25:33Nossa adoro esse assunto! Estudei em escola pública. Terminei meu segundo grau no Setor Leste ( Brasília), quando ainda era uma escola maravilhosa. Quando retornei lá, depois de um tempo, para votar, ficado chocada! Comuna escola decadente, pichada, abandonada. Esse retrato demonstra o que aconteceu com a educação no Brasil. Lamentável! Falta um Leonel Brizola como Ministro da Educação!
Eduardo Manoel Pereira
2022-05-29 13:19:14Acho que esse texto tem um erro básico. Nos Estados Unidos está se usando o homeschooling como uma alternativa ao ensino privado, caríssimo, em relação à imensa maioria que tem um ensino público e gratuito de razoável qualidade. Aqui, esse sistema estaria fazendo a mesma coisa, mas a alternativa do ensino particular, mais acessível já existe. Lá o homeschooling foi implantado com arcabouço de indicadores para comprovar a efetividade do ensino. E aqui?
Maria
2022-05-29 12:27:55Ainda temos muito que debater sobre o assunto. Como professora de escola particular, constatei desavenças importantes entre pais e filhos por causa da interação deles no estudo em casa (desde sempre). Esse é 1 ponto desfavorável. Mais tensão familiar. Outro: o nível intelectual dos pais é, na maioria, bem ruinzinho. O conhecimento da maioria deles para no letramento. As famílias devem contratar professores p/escola em casa. Haja dinheiro.