Crusoé
07.10.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

António Guterres, secretário-geral da ONU, mostra a que veio

O cargo de secretário-geral da ONU, renovado a cada cinco anos, tem como uma de suas principais premissas a independência de seu ocupante, que deve zelar pela paz. Contudo, apesar da atenção que recebe por parte da imprensa e de governantes do mundo todo, seus poderes são limitados. O sueco Dag Hammarskjold, que assumiu esse...

avatar
Duda Teixeira
4 minutos de leitura 28.04.2022 19:24 comentários 8
António Guterres, secretário-geral da ONU, mostra a que veio
Antonio Guterres Kiev
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O cargo de secretário-geral da ONU, renovado a cada cinco anos, tem como uma de suas principais premissas a independência de seu ocupante, que deve zelar pela paz. Contudo, apesar da atenção que recebe por parte da imprensa e de governantes do mundo todo, seus poderes são limitados. O sueco Dag Hammarskjold, que assumiu esse posto em 1953, disse que a função "é uma espécie de papa secular e, por muito tempo, um papa sem igreja".

Porém, olhando para os que desempenharam essa posição no passado, é fácil constatar que há diferenças entre eles. O sul-coreano Ban Ki-Moon, que deixou o posto em 2016, não assumiu muito protagonismo, a não ser com sua agenda muito focada no aquecimento global. Esta semana, o português António Guterres demonstrou que pode ser de outra cepa. Nesta quinta, 28, ele esteve em Kiev, a capital da Ucrânia, país que está sendo atacado pelas Forças Armadas enviadas pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

"A ONU é constantemente criticada por ser pouco eficiente nas crises, mas o que sabemos pelo seu histórico é que essa organização pode ter um papel maior ou menor no mundo, a depender de quem é o secretário-geral. Eles podem ter uma atuação mais protocolar ou, pelo contrário, ser mais atuantes. Guterres felizmente parece se enquadrar nessa segunda categoria", diz o professor de relações internacional Dorival Guimarães Pereira Jr., do Ibmec de Belo Horizonte.

Nesta quinta, Guterres encontrou-se com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na capital Kiev. Também perambulou pelas cidades ao redor, que foram atingidas pela guerra (foto). Ele visitou valas comuns em Bucha, município que foi palco de massacre de civis por parte dos russos. Também esteve em Irpin, que voltou para as mãos dos ucranianos há poucos dias.

"Onde quer que haja uma guerra, o preço mais alto é pago pelos civis", disse Guterres em Irpin. O secretário-geral afirmou que imaginava a si próprio com sua família tentando fugir de bombardeios contra sua casa, e reiterou a importância de que sejam feitas investigações pelo Tribunal Penal Internacional, o TPI, para apurar as atrocidades. "Quando falamos de crimes de guerra, não podemos nos esquecer que o pior crime é a guerra em si", disse.

O simbolismo da visita é potente. Primeiro, porque evidencia a participação da Rússia nas mortes de ucranianos. Segundo, porque deixa claro o desprezo de Putin pela ordem internacional, representada pela ONU. Assim que a conversa entre Guterres e Zelensky terminou, duas grandes explosões foram ouvidas em Kiev, sinal de que os russos não pararam de atacar a cidade mesmo com a presença do secretário-geral.

Dois dias antes de passar por Kiev, Guterres esteve em Moscou, onde falou diretamente com Putin, ainda que da ponta oposta de uma longa mesa e a metros de distância do anfitrião.

Reprodução

Guterres pediu para que as Forças Armadas russas não atacassem os corredores humanitários e permitissem a saída de civis das áreas de conflito. Trata-se de um tema caro para o secretário-geral, que entre 2005 e 2015 foi o alto-comissário da ONU para os refugiados.

No encontro em Moscou, o secretário-geral também foi incisivo ao não permitir que Putin amenizasse os fatos sangrentos na Ucrânia. Enquanto o Kremlin não admite que há uma guerra em andamento, e sim uma "operação especial", Guterres foi enfático ao dizer que "nós acreditamos que há uma invasão no território da Ucrânia".

A atuação de Guterres dos últimos dias demonstra uma evolução em relação à sua reação inicial, quando 150 mil soldados russos cercaram o território da Ucrânia. Mesmo depois de americanos e europeus afirmarem que Putin preparava uma invasão, Guterres preferiu não acreditar nos avisos. Agora, pressionado por governantes e diplomatas, ele começou a dar as caras.

"Guterres agora está dizendo para a comunidade internacional que não se pode simplesmente fingir que não há nada acontecendo na Ucrânia. Ele claramente está assumindo um protagonismo maior, o que fará com que vejamos a cara da ONU com mais frequência nos conflitos mundiais", diz Guimarães Pereira Jr.

Diários

Lula é parte da promiscuidade no STF

Duda Teixeira Visualizar

Nikolas orienta eleitores como "tirar votos" de Lula

Redação Crusoé Visualizar

Gilmar, agora, diz que enaltece a Justiça eleitoral

Duda Teixeira Visualizar

O que Flávio ganha com apoio de Caiado e Zema

Duda Teixeira Visualizar

Pavanato promete prioridade em reduzir maioridade penal para 14 anos

Wal Lima Visualizar

Pavanato promete “fim da mamata” de recursos públicos para o MST

Wal Lima Visualizar

Mais Lidas

12 ex-ministros de Lula são rejeitados nas urnas

12 ex-ministros de Lula são rejeitados nas urnas

Visualizar notícia
Aumento eleitoreiro de Lula no Bolsa Família não convenceu?

Aumento eleitoreiro de Lula no Bolsa Família não convenceu?

Visualizar notícia
Brasileiro do "iate das selfies" não se elege

Brasileiro do "iate das selfies" não se elege

Visualizar notícia
"Deixem que destruam Los Angeles", diz Trump sobre o Irã

"Deixem que destruam Los Angeles", diz Trump sobre o Irã

Visualizar notícia
Erundina se torna a deputada mais velha eleita na história da Alesp

Erundina se torna a deputada mais velha eleita na história da Alesp

Visualizar notícia
Gilmar, agora, diz que enaltece a Justiça eleitoral

Gilmar, agora, diz que enaltece a Justiça eleitoral

Visualizar notícia
"Moraes já pode preparar as malas dele", diz Lucas Pavanato

"Moraes já pode preparar as malas dele", diz Lucas Pavanato

Visualizar notícia
Musk volta a postar sobre o Brasil e Moraes

Musk volta a postar sobre o Brasil e Moraes

Visualizar notícia
Nikolas orienta eleitores como "tirar votos" de Lula

Nikolas orienta eleitores como "tirar votos" de Lula

Visualizar notícia
O lulismo definitivamente acabou

O lulismo definitivamente acabou

Visualizar notícia

Tags relacionadas

António Guterres

Invasão da Ucrânia

ONU

Rússia

Ucrânia

Vladimir Putin

< Notícia Anterior

Alessandro Vieira apresenta PEC contra indulto individual

28.04.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Fachin conversa com Lira e Pacheco sobre reação institucional a Bolsonaro

28.04.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Duda Teixeira

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (8)

Amaury G Feitosa

2022-04-29 11:31:14

O essencial a estupidez fkinge não ver ... a ONU que permite países ricos vetem qualquer coisa em seu favor e sempre contra os mais frágeis se tornou LIXO eu presidente desfiliaria o Brasil desta inutilidade ... djura mas cuekl veradde.


LUIZA

2022-04-29 10:37:54

A ONU É MUITO BOA PRA LIBERAR BANDIDOS!


Marcia

2022-04-29 10:33:31

Espero que com esse novo secretário-geral da ONU, Guterrez, de fato promovam-se ações concretas em prol do povo que está sofrendo com a guerra. Aproveito para sugerir que parem de meter o dedo onde suas ações em nada acrescentam ao mundo, como o Comitê que julgou Lula um pobre inocente (argh) "judiado" pelo juiz Sérgio MORO. Só serviu para atiçar os políticos irra.cionais deste Brasil, à beira de tornar-se uma DITADURA.


TerezaRegina

2022-04-29 08:02:24

Não mostra, não. Apenas pareceu ficar sensibilizado pelos massacres russos, mas nem uma vez nomeou o autor deles, se fazendo de preocupado apenas para a mídia. Não li nenhuma declaração sua sobre a morte, causada por sua presença como uma afronta de Putin, da jornalista ucraniana. O que realmente importa: mudará sua atitude em relação à guerra, ou continuará apaziguando o carniceiro?


Odete6

2022-04-29 02:23:36

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: PORQUE SERÁ QUE AS MAIORES FORÇAS DE SEGURANÇA DO PLANETA NÃO SE UNEM E ESTRAEM CIRURGICAMENTE ESSE MONSTRO GENOCIDA - putin - EXATAMENTE COMO ESSE TRASTE FAZ COM SEUS DESAFETOS E, COMO O EX-PRESIDENTE BARACK OBAMA - SABIAMENTE NO CASO - FEZ COM O bin laden???? ESSA ABERRAÇÃO RUSSA, REPUDIADA TAMBÉM POR SEU PRÓPRIO POVO, DIZ RESPEITO À PROVIDÊNCIAS EFETIVAS DE TODA A COMUNIDADE PLANETÁRIA!!!


Maria Elisa Botelho Byington

2022-04-29 00:23:15

Quando o próprio "filósofo" da Rússia exprime tão claramente os desígnios maléficos de seu "chefe", foi preciso um banqueiro russo fora da Rússia expressar-se claramente e com desprezo extremo pela desastrosa incapacidade das forças militares apesar da destruição atingi, o que está de acordo, como comentou, com o a maneira como próprio país está sendo administrado e conduzido... E o Ocidente conseguirá frear os avanços trágicos e sem limites desse loucoobcecado pelo pais é conduzido.


Hierania Avelino

2022-04-28 22:23:49

Ainda bem que Antônio Guterres afirma, que defender a paz, não é defender a impunidade dos criminosos. A sua fala mostra, que carece de credibilidade o relatório do comitê de direitos humanos da própria ONU, que considerou parcial a atuação jurisdicional do juiz: Sérgio Moro. Às vezes, a ONU não quer separar o joio do trigo e produz uma péssima política mundial: condena inocentes e absolve criminosos. Isso por causa da sede pelo poder político e econômico.


JULIANA

2022-04-28 20:14:44

Tomara que não seja somente um discurso.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (8)

Amaury G Feitosa

2022-04-29 11:31:14

O essencial a estupidez fkinge não ver ... a ONU que permite países ricos vetem qualquer coisa em seu favor e sempre contra os mais frágeis se tornou LIXO eu presidente desfiliaria o Brasil desta inutilidade ... djura mas cuekl veradde.


LUIZA

2022-04-29 10:37:54

A ONU É MUITO BOA PRA LIBERAR BANDIDOS!


Marcia

2022-04-29 10:33:31

Espero que com esse novo secretário-geral da ONU, Guterrez, de fato promovam-se ações concretas em prol do povo que está sofrendo com a guerra. Aproveito para sugerir que parem de meter o dedo onde suas ações em nada acrescentam ao mundo, como o Comitê que julgou Lula um pobre inocente (argh) "judiado" pelo juiz Sérgio MORO. Só serviu para atiçar os políticos irra.cionais deste Brasil, à beira de tornar-se uma DITADURA.


TerezaRegina

2022-04-29 08:02:24

Não mostra, não. Apenas pareceu ficar sensibilizado pelos massacres russos, mas nem uma vez nomeou o autor deles, se fazendo de preocupado apenas para a mídia. Não li nenhuma declaração sua sobre a morte, causada por sua presença como uma afronta de Putin, da jornalista ucraniana. O que realmente importa: mudará sua atitude em relação à guerra, ou continuará apaziguando o carniceiro?


Odete6

2022-04-29 02:23:36

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: PORQUE SERÁ QUE AS MAIORES FORÇAS DE SEGURANÇA DO PLANETA NÃO SE UNEM E ESTRAEM CIRURGICAMENTE ESSE MONSTRO GENOCIDA - putin - EXATAMENTE COMO ESSE TRASTE FAZ COM SEUS DESAFETOS E, COMO O EX-PRESIDENTE BARACK OBAMA - SABIAMENTE NO CASO - FEZ COM O bin laden???? ESSA ABERRAÇÃO RUSSA, REPUDIADA TAMBÉM POR SEU PRÓPRIO POVO, DIZ RESPEITO À PROVIDÊNCIAS EFETIVAS DE TODA A COMUNIDADE PLANETÁRIA!!!


Maria Elisa Botelho Byington

2022-04-29 00:23:15

Quando o próprio "filósofo" da Rússia exprime tão claramente os desígnios maléficos de seu "chefe", foi preciso um banqueiro russo fora da Rússia expressar-se claramente e com desprezo extremo pela desastrosa incapacidade das forças militares apesar da destruição atingi, o que está de acordo, como comentou, com o a maneira como próprio país está sendo administrado e conduzido... E o Ocidente conseguirá frear os avanços trágicos e sem limites desse loucoobcecado pelo pais é conduzido.


Hierania Avelino

2022-04-28 22:23:49

Ainda bem que Antônio Guterres afirma, que defender a paz, não é defender a impunidade dos criminosos. A sua fala mostra, que carece de credibilidade o relatório do comitê de direitos humanos da própria ONU, que considerou parcial a atuação jurisdicional do juiz: Sérgio Moro. Às vezes, a ONU não quer separar o joio do trigo e produz uma péssima política mundial: condena inocentes e absolve criminosos. Isso por causa da sede pelo poder político e econômico.


JULIANA

2022-04-28 20:14:44

Tomara que não seja somente um discurso.



Notícias relacionadas

Lula é parte da promiscuidade no STF

Lula é parte da promiscuidade no STF

Duda Teixeira
06.10.2026 16:57 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Nikolas orienta eleitores como "tirar votos" de Lula

Nikolas orienta eleitores como "tirar votos" de Lula

Redação Crusoé
06.10.2026 15:40 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Gilmar, agora, diz que enaltece a Justiça eleitoral

Gilmar, agora, diz que enaltece a Justiça eleitoral

Duda Teixeira
06.10.2026 15:13 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
O que Flávio ganha com apoio de Caiado e Zema

O que Flávio ganha com apoio de Caiado e Zema

Duda Teixeira
06.10.2026 14:12 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso