Moro não avisou que deixaria o Podemos, dizem senadores da legenda
Senadores do Podemos foram surpreendidos pela informação de que Sergio Moro (foto) havia decidido deixar o partido para se filiar à União Brasil, partido resultante da fusão entre DEM e PSL. Os parlamentares dizem que não foram avisados pelo ex-juiz previamente e não poupam críticas à postura, lida como resultado da falta de traquejo político. ...
Senadores do Podemos foram surpreendidos pela informação de que Sergio Moro (foto) havia decidido deixar o partido para se filiar à União Brasil, partido resultante da fusão entre DEM e PSL. Os parlamentares dizem que não foram avisados pelo ex-juiz previamente e não poupam críticas à postura, lida como resultado da falta de traquejo político.
Entre os nomes que demonstraram decepção está o do senador Lasier Martins, que disputará a reeleição pelo Rio Grande do Sul. Um dos principais apoiadores da Lava Jato no Congresso e fiel defensor de Moro, o congressista disse ter tentado ligar para o ex-juiz duas vezes, mas não recebeu resposta.
Até o início desta tarde, Moro também não havia se pronunciado no grupo de WhatsApp que criou com os parlamentares para tratar da corrida eleitoral.
"Antes de a notícia sair na imprensa (pela manhã), ele não havia comunicado ninguém, nem mesmo Alvaro Dias, líder do Podemos no Senado", comentou Lasier, em conversa com Crusoé. "Como juiz, ele agiu muito bem, com coragem e renovação nos costumes. Agora, como político, ele é um pouco estranho, né? O que vamos fazer", completou o parlamentar, que havia marcado agendas para Moro no Rio Grande do Sul, em abril.
No início da tarde desta quinta-feira, 31, Moro informou Alvaro Dias sobre sua decisão de se filiar à União Brasil. A O Antagonista, o ex-juiz disse que sai do Podemos em busca de "estrutura" para pavimentar sua campanha ao Planalto, não para desistir da candidatura. “Ele acha que isolado no Podemos teria dificuldade de preservar a candidatura e, nessa discussão do centro democrático, teria desvantagem em relação aos demais (ficando no Podemos). O Moro acredita que na União Brasil passará a ter maior chance nesse entendimento. É isto: ele vai buscar mais estrutura”, afirmou.
Contrariado com a possível saída de Moro do Podemos, o senador Styvenson Valentim antecipou que não apoiará mais o ex-juiz ao Planalto. “Se ele muda de partido, acho incompatível, pelo menos no meu estado (Rio Grande do Norte), que tem ex-parlamentares do DEM investigados pela Lava Jato. Não tenho como me associar a tudo isso. Mantenho minha retidão e minha coerência”.
Embora condenem a falha na comunicação, senadores admitem que tanto Moro quanto eles não viam grande empenho do Podemos na candidatura à Presidência. Em reservado, eles comentam que a presidente nacional do partido, Renata Abreu, tem dito que a prioridade é eleger uma ampla bancada à Câmara, para ampliar os fundos partidário e eleitoral e o tempo de propaganda na televisão e no rádio da legenda.
Com a mudança de sigla, Moro entra na articulação para a construção de uma candidatura única da terceira via ao Planalto. Isso porque a União Brasil vem negociando com o PSDB, de Eduardo Leite, e o MDB, de Simone Tebet, além do Cidadania, nas últimas semanas.
Na União Brasil, existe a expectativa de que Moro possa desistir de ser candidato à Presidência da República para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados ou no Senado. Mas, até agora, ele não tem sinalizado nesse sentido.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
MARCOS
2022-04-01 00:17:37É o inicio de uma longa caminhada rumo ao Planalto. O que o Podemos queria que acontecesse,?aconteceu. Sem apoio, Moro não tinha alternativa.
FERNANDO VILLAS BOAS
2022-03-31 21:37:37Uma cambada de incompetentes, que jamais fizeram nada a favor de Moro enquanto este este neste partideco! Partido de fundo de quintal, junto com Álvaro Dias, que nunca se pronunciou, de forma enérgica, contra nada de errado que existe na política. Fica sempre com discursinhos água com açúcar, que não levam a absolutamente nada. O que ele quer mesmo é permanecer no cargo e viver do gordo salário e das mordomias que deve receber pelo cargo. Moro saiu e saiu tarde!
Rose
2022-03-31 17:59:10com o Rodrigo Maia fora da União Brasil, enxergo uma possibilidade de apoio ao Moro
Jacomo
2022-03-31 17:03:40O QUE O PODEMOS QUERIA, NÃO DERAM O MENOR APÓIO A ELE, ALVARO DIAS DEU UM SUMIÇO.
Joao Batista Da Costa
2022-03-31 16:22:59convenhamos, o podemos até o momento não deu a mínima a candidatura do Moro, e a saída é buscar buscar uma legenda que lhe dê alguma sustentação.
claide reis rocha
2022-03-31 15:28:22Enquanto estava no Podemos..não teve a força necessária..agora choram..MORO O MELHOR NOME PARA A 3A VIA..SEM DÚVIDA
Maria
2022-03-31 15:03:04Moro, meu candidato, tem acumulado sucessão de erros. 1o aceitar ser MJ de Bolsonaro; 2o deixar de estragar o cargo logo no início; 3o sair atirando em quem tem eleitores fanaticos e está no poder; 4o lançar candidatura a Pr; 5o agora abandonar tudo e lançar-se deputado! Mas deputado? Vai ser tratorado não CD! Acordo fraco! Pq não senador? Não dá para entender!
Nyco
2022-03-31 14:56:34O PR Bolsonaro sempre com a razão. Uma vez Iscariotes, sempre Iscariotes. Coitados dos senadores; Álvaro Dias, Lasier Martins e Styvenson Valentin, que depositaram tantas esperanças no ex-juiz. ___ Bem!, ... pra quem assistiu em silêncio sepulcral, Gilmar Mentes e Fachin destruírem a lava-jato, queriam O QUÊ?