Aliado de Jefferson terá de se afastar da presidência do PTB por 180 dias
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira, 29, o afastamento do deputado estadual Marcus Vinícius (foto) do comando do PTB. A suspensão do aliado de Roberto Jefferson tem prazo inicial de seis meses. Moraes impôs a medida cautelar contra o parlamentar, conhecido como Neskau, no âmbito do inquérito que apura...
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira, 29, o afastamento do deputado estadual Marcus Vinícius (foto) do comando do PTB. A suspensão do aliado de Roberto Jefferson tem prazo inicial de seis meses.
Moraes impôs a medida cautelar contra o parlamentar, conhecido como Neskau, no âmbito do inquérito que apura a atuação de uma milícia digital nos ataques à democracia -- nesse mesmo processo, o ministro afastou Jefferson da presidência da legenda em novembro do ano passado.
Marcus Vinícius havia sido reconhecido como presidente do PTB no início deste mês por Edson Fachin. À época, o ministro do STF atestou a legalidade da convenção partidária que destituiu Graciela Nienov do comando da sigla -- a dirigente tinha virado a número 1 do partido pelas mãos do cacique do PTB, mas entrou em rota de colisão com ele após a revelação de áudios nos quais articulava contra o petebista.
Depois da decisão de Fachin, o caso voltou à cena no STF após Graciela acusar Roberto Jefferson de usar Marcus Vinícius como "laranja". Ao Supremo, ela disse ainda que, graças à manobra, o ex-deputado segue usando o fundo partidário para financiar ataques às instituições democráticas.
“A extensa documentação juntada aos autos pelos diversos requerentes demonstra, de maneira robusta, a existência de uma rede de intimidação criada por Roberto Jefferson que, valendo-se de ameaças, tem o objetivo de assegurar o controle da agremiação política, às vésperas da eleição, em desrespeito à ordem emanada desta Suprema Corte”, disse Moraes.
Com base nos novos indícios de crimes, Moraes decidiu pelo afastamento do deputado estadual e determinou que a Polícia Federal tome o depoimento de Graciela, Jefferson, Luiz Gustavo Pereira da Cunha, ex-secretário jurídico do PTB, e de outros integrantes da agremiação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Leandro
2022-03-30 16:53:28Isso é um Partido ou uma organização criminosa?
claide reis rocha
2022-03-30 07:31:05A lama podre se alastrando a cada dia....enquanto isto a 3a via se degladia...Votemos SERGIO MORO
Nyco
2022-03-29 22:42:31Com uma boa renovação do senado em outubro, espero que coloquem um ponto final nessa gestão fraudulenta do xandão.