No Senado, Damares diz que vacinação de crianças gerou ‘confusão social’
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, negou nesta segunda-feira, 28, qualquer atuação contrária à vacinação de crianças. Damares falou à Comissão de Direitos Humanos do Senado durante uma audiência pública convocada para discutir uma nota técnica editada pelo ministério com posição contrária à obrigatoriedade de imunização de crianças. A...
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, negou nesta segunda-feira, 28, qualquer atuação contrária à vacinação de crianças. Damares falou à Comissão de Direitos Humanos do Senado durante uma audiência pública convocada para discutir uma nota técnica editada pelo ministério com posição contrária à obrigatoriedade de imunização de crianças. A reunião estava marcada para a semana passada, mas Damares desmarcou o encontro com a alegação de que estava gripada.
“Se observarem a forma ética e técnica com que trabalhamos o enfrentamento à pandemia, não nos envolvemos em momento algum em nenhuma polêmica com relação à pandemia. Não nos envolvemos em nenhuma briga pró-vacina, a favor de vacina, porque a gente sabe que aquele ministério é a casa do povo. E a gente precisava passar muita serenidade nas nossas ações de enfrentamento à Covid”, afirmou Damares. A reunião foi conduzida pelo senador Humberto Costa, do PT, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado.
A ministra da Mulher afirmou que, durante a pandemia, a ouvidoria do ministério recebeu denúncias de “pessoas jogadas no chão” por não usarem máscaras. Segundo ela, a publicação da nota técnica foi a primeira atuação relacionada à vacinação. Ela justificou a edição do documento com o argumento de que a vacinação de crianças gerou uma “confusão social”.
“Alguns pais diziam que não queriam vacinar seus filhos, a televisão dizia ‘você vai perder a guarda’, as crianças ficaram em pânico de ir para abrigos. Quando vimos o horror e o medo, a gente disse: ‘para tudo, agora a gente tem que entrar’”, afirmou Damares.
Segundo ela, a nota técnica que orientava a formalização de denúncias relacionadas à compulsoriedade da vacinação no Disque 100, que compila dados de desrespeito aos direitos humanos, só foi publicada após o entendimento do Ministério da Saúde sobre a não obrigatoriedade da imunização de crianças. “Concordamos com nota do Ministério da Saúde de que os pais não são obrigados a vacinar os filhos”, explicou.
Damares também foi questionada sobre a viagem que fez com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao interior de São Paulo, para visitar uma criança que teria sofrido efeitos adversos depois de ser vacinada – na verdade, a menina tinha problemas cardíacos congênitos. “Eles queriam um abraço do Estado. Eu fui ver a princesa, fui para ajudar”, justificou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Claudio Arraez
2022-03-29 23:18:15Me engana que eu gosto! Tenha respeito ao povo, e não invente fatos, pra encobrir os interesses do seu chefe!! Picaretagem!!!
[email protected]
2022-03-29 18:37:59É muita hipocrisia e falta de caráter trocar o sim pelo não. Aprendeu com seu mestre supremo Bolsonaro.
Sirlei Maria Turcatto
2022-03-29 12:22:21Essa Damares pensa que a população acredita o que ela fala. Coitada COITADA.
Teresa Cristina Braga Fragelli
2022-03-29 12:10:36Falsa! Alucinada! Mais uma desse governo asqueroso que vai pleitear um cargo no legislativo. Como dizia Ulisses Guimarães o Congresso sempre pode piorar. 😩
Rodrigo Nery de Né
2022-03-29 11:50:49É um misto de falta de conhecimento com cegueira ideológica que dá dó.
Soraia de Lourdes Melo Soares
2022-03-29 06:27:28O que há de pior do ser humano se encontra nesse governo. É estarrecedor!
Hierania
2022-03-29 06:02:07Acima de qualquer aspecto, ela é incoerente e covarde. Ela não mantém a defesa de suas convicções, quando a verdade aparece.
Odete6
2022-03-29 02:29:25Quando é que será colocada uma camisa de força nessa maluca????
Experto
2022-03-28 19:03:24Uma coitada de goiabeira
Dalto Varela
2022-03-28 18:58:14Bom momento pra Damares pedir pra sair.