Rodrigo Pacheco diz que defesa da democracia é o que 'mais preocupa'
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto), apontou na manhã desta sexta-feira, 25, a defesa de democracia como a principal preocupação de integrantes do parlamento e de demais autoridades. O parlamentar discursou durante o 24º Congresso Nacional do Ministério Público, que debateu temas como o papel da instituição na preservação da harmonia entre os poderes....
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto), apontou na manhã desta sexta-feira, 25, a defesa de democracia como a principal preocupação de integrantes do parlamento e de demais autoridades.
O parlamentar discursou durante o 24º Congresso Nacional do Ministério Público, que debateu temas como o papel da instituição na preservação da harmonia entre os poderes.
Ao microfone, Pacheco argumentou que o "custo para se viver no estado democrático" é a observância das leis e da Constituição Federal e, sem citar nomes, conclamou a união contra inimigos comuns, a exemplo "do autoritarismo, do absolutismo, do totalitarismo, da arbitrariedade".
"De todas as defesas, dos princípios, dos preceitos, dos valores constitucionais, esse, da defesa do Estado de Direito e da democracia, é o que mais nos preocupa e o que mais nos motiva neste momento", disse.
O congressista acrescentou que o país enfrenta uma "desvalorização de ativos nacionais" e citou como exemplo os questionamentos sobre a higidez do processo eleitoral, levantados pelo presidente Jair Bolsonaro e sua claque.
"Quando nós, em algum momento, permitimos que haja os questionamentos que aconteceram em relação ao sistema eletrônico de votação no Brasil, estamos desvalorizando aquilo que era até pouco tempo um orgulho", avaliou.
O presidente do Senado pregou o fim do "pessimismo" dos "ataques às instituições", além da "cruzada" contra o Congresso. Ao fazê-lo, voltou a criticar Lula, que, no final de semana, disse que o parlamento "nunca esteve tão deformado" e "antipovo".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Amyr GF
2022-03-25 18:30:00Pois não parece afinal o STF hoje tutela os poderes pela omissão submissão e covardia do Senado que preside quando se lediu o impedimento de sinistros que violam e estupram as leis inclusive prendendo parlamentares ilegal e imoralmente .. contra outra mineirim.
claide reis rocha
2022-03-25 17:34:24Estaremos FIRMES E FORTES DEFENDENDO A DEMOCRACIA E A CONSTITUIÇÃO... Votemos MORO
Nilson
2022-03-25 13:49:37É lamentável que no senado tenga tido nos ultimos anos péssimos representantes na presidencia, Renan, Alcolumbre, Pacheco, só figurinhas carimbadas inescrupulosas que prestam um deserviço ao país. Este atual, é engavetador de mais de 100 pedidos de impeachment de advogados de toga denominados de ministros por rasgarem a constituição e terem politizado a corte. Tem gente boa no senado que não chega na presidencia porque a turma dos enrolados com a justiça não deixa pra continuarem impunes.