Exército envia ao TSE sugestões para o aperfeiçoamento das urnas
O Exército enviou ao Tribunal Superior Eleitoral um conjunto de propostas com sugestões de aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação. O material repassado à corte nesta quinta-feira, 24, foi elaborado pela equipe do general Heber Garcia Portella (foto), à frente do Comando de Defesa Cibernética. A unidade é composta por 70 auditores e militares especialistas...
O Exército enviou ao Tribunal Superior Eleitoral um conjunto de propostas com sugestões de aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação. O material repassado à corte nesta quinta-feira, 24, foi elaborado pela equipe do general Heber Garcia Portella (foto), à frente do Comando de Defesa Cibernética. A unidade é composta por 70 auditores e militares especialistas em tecnologia da informação. Portella integra a Comissão de Transparência das Eleições, criada em setembro do ano passado pela corte.
Em fevereiro, o TSE esclareceu 80 dúvidas levantadas pelo Exército. Após o vazamento de parte das perguntas, divulgou todas as respostas em um documento de 700 páginas. Interlocutores das Forças Armadas afirmam que as explicações da corte foram satisfatórias e que as recomendações elaboradas agora visam ao "aperfeiçoamento do sistema para minimizar eventuais possibilidades de falhas de segurança". Segundo integrantes da cúpula do Exército, "são sugestões para tornar o sistema mais seguro e confiável”.
Esse material, elaborado a partir das respostas do TSE, foi escrito com cuidado e revisado à exaustão, de acordo com militares. “Não vamos dar brecha para juízo de valor das propostas. Escolhemos cada palavra”, afirma um general. O material é de acesso restrito e será analisado pelo TSE.
A avaliação é de que, a depender da interpretação das sugestões, o Exército poderá entrar em um jogo de “perde-perde”, especialmente se o material for usado na tentativa de deslegitimar o trabalho do TSE – como fez Bolsonaro em fevereiro, ao citar os questionamentos feitos pelo Exército para semear desconfiança sobre o sistema eleitoral.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jarbas Jácome de Oliveira
2022-03-25 19:17:31Vamos ficar de olho. Até agora o TSE tem reagido a contento. O Bozo é que não está nada satisfeito, pois queria que tudo fosse ao contrário.
Roberto
2022-03-25 16:36:19Primeira ordi!!!! Pintar as urnas de branco, igual aos meio fios!!!!
Osmani
2022-03-25 12:09:36Se vier a publico as sugestoes do exercito, Bolsonaro dirá coisas sem noções falando que foi o exercito dele quem disse
Odete6
2022-03-25 10:24:08Sei. Turma de desocupados a serviço de justificar os delírios escusos do cretino bolsonéscio, ao invés de cumprirem missões consistentes e edificantes que lhes são inerentes e confiadas por LEI. Vão trabalhar, os senhores têm muito o q fazer, TRABALHANDO PARA OS BRASILEIROS QUE OS REMUNERAM, não imitem e sigam a acefalia do malandro bronconero. Tratem de consertar a traquitana fumacenta do 7 de Setembro por exemplo, cuidar das nossas fronteiras, trabalhar na nossa infraestrutura, etc..etc..etc..
Eduardo
2022-03-25 09:32:15Ai tem! Será o golpe vindo devagarzinho?? Aviso: não sou paranóico sou muito realista, neste país rico em realidades fantásticas.
Max
2022-03-25 07:25:13É de se esperar que sugestões dos especialistas em segurança cibernética do Exército Brasileiro, uma corporação de Estado, devem contribuir para aprimorar o atual processo de votação e apuração eleitoral ampliando a segurança com o que há de mais avançado em tecnologia. O Exército tem missão de defesa e segurança para com o Brasil. Isso não tem nada a ver com interesses de governos ou de candidatos quaisquer que sejam.
Hierania
2022-03-25 02:40:06O aperfeiçoamento do sistema eleitoral, além de fortalecer a democracia, faz justiça a quem de direito, ou seja, a eleitores e a eleitos. A democracia brasileira se constrói com eleições limpas e com ampla publicidade. Precisamos viver honestamente e dar a cada um o que é seu, sem prejudicar a ninguém. Os antigos romanos, já, ensinavam isso, com grande sabedoria.
Francisco José Tallarico
2022-03-24 22:16:03Vai servir pro bolsonaro agora dizer que confia naquilo que desconfiava, porque tem o dedo das FA...
Ferreira
2022-03-24 21:35:13Não há limites para o capachismo bem remunerado acima do teto constitucional. O Exército e seus generais já foram muito respeitáveis na época do Castello Branco, do Geisel, ... estão agora se jogando na lata de lixo da história.
Charles Rutman
2022-03-24 21:20:49O que a milicaiada está propondo?