Banco Central eleva Selic para 11,75% ao ano, maior patamar em cinco anos
O Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentou a taxa Selic de 10,75% para 11,75%. A decisão, divulgada nesta quarta-feira, 16, coloca a taxa básica de juros do país no maior patamar desde 2017. O cenário internacional, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, foi o principal fator na decisão do Copom. “O conflito...
O Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentou a taxa Selic de 10,75% para 11,75%. A decisão, divulgada nesta quarta-feira, 16, coloca a taxa básica de juros do país no maior patamar desde 2017. O cenário internacional, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, foi o principal fator na decisão do Copom.
“O conflito levou a um aperto significativo das condições financeiras e aumento da incerteza em torno do cenário econômico mundial. Em particular, o choque de oferta decorrente do conflito tem o potencial de exacerbar as pressões inflacionárias que já vinham se acumulando tanto em economias emergentes quanto avançadas”, argumentou, em nota, o Banco Central.
A escalada de preços é outro fator que levou o Copom a decidir pela nona alta da Selic consecutiva. “A inflação ao consumidor seguiu surpreendendo negativamente. Essa surpresa ocorreu tanto nos componentes mais voláteis como nos itens associados à inflação subjacente”, alega a instituição.
Segundo o Banco Central, a decisão de elevar a Selic “reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a convergência da inflação para as metas ao longo do horizonte relevante”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marcello
2022-03-17 10:48:53República de Bananas: pagamos, via juros, pela inépcia e pela irresponsabilidade de nossos governantes + representantes!
Nyco
2022-03-16 21:10:05ATENÇÃO ASININOS e demais seres NORMAIS! _ Encerrada a enquete para PR do site 'eleicoesaovivo.com.br' realizada no período de 22/01/22 a 15/03/22. RESULTADO: _ Bolsonaro: 53,7%. _ Ex-detento ladrão: 22,6%. _ Iscariotes: copiosos 12,8%. _ Ciro: 6,4%. _ Chuchu: 1,6%. _ Tebet Circense: 1.2%. _ Agripino: efusivos 0,9%. _ Janones: 0,3%. _ Alessandro Vieira Circense: 0,3%. _ F. D'Ávila: 0,2%. _ Óh! o primeiro ASININO a ZURRAR leva um bônus de alfafa, PORTANTO, Zuurrem seres profanos. kkk!